A Sparkle Project Thundermage oferece saídas Thunderbolt 5 em uma GPU Battlemage
Thundermage pode ser uma solução interessante, sobretudo para dispositivos móveis, porém ainda não é um produto acabado.

A Sparkle, uma das principais parceiras da Intel no segmento de placas de vídeo dedicadas, apresentou na Computex um protótipo de GPU denominado Project Thundermage. O nome é uma combinação de Thunderbolt com Battlemage, e a placa oferece exatamente isso, disponibilizando saídas Thunderbolt 5 em uma Intel Arc Battlemage.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A interface Thunderbolt 5, através da conexão USB-C, não se destaca significativamente em conexões de vídeo, mas também não é totalmente desconsiderada. É comum observá-la em docks para GPUs externas e displays portáteis, por exemplo. A Sparkle decidiu que poderia simplificar esse tipo de utilização com sua nova proposta.
A Project Thundermage, construída com o controlador Intel Barlow Ridge, oferece transferência de dados em velocidade impressionante de até 80GB/s. A placa entrega simultaneamente 9V/3A (27W) de energia para alimentar sua tela, suficiente para exibição de imagem em 8K@60.
LEIA TAMBÉM:
● Usuário adapta cabo com disjuntores para prevenir problemas em sua RTX 4090
● A Intel otimiza Elden Ring Nightreign e outros jogos com novo driver 32.0.101.6795
● Intel Arc B770 fica de fora da Computex, ainda assim chega neste ano [RUMOR]
A interface se distingue justamente pela questão da energia. Uma placa com as características da Project Thundermage seria excelente para um dispositivo portátil, eliminando a necessidade de conectar a tela à tomada e utilizando apenas o cabo USB-C para imagem e energia.
A magia poderosa pode se tornar uma realidade?
Na Computex, é frequente a exibição de protótipos e conceitos de produtos, dos quais muitos não se concretizam ou levam anos para serem lançados em produtos finais. torna-se difícil prever se a Sparkle seguiria adiante com o Project Thundermage.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seria interessante observar essa solução em GPUs de menor porte, como foi inicialmente apresentado. Um maior ênfase na portabilidade poderia otimizar o aproveitamento da energia fornecida juntamente com a imagem através de um único cabo.
A interface Thunderbolt 5 iniciou seu uso comercial no ano passado, porém ainda não observamos uma vasta gama de produtos com essa tecnologia. Essa solução pode contribuir para sua maior disseminação.
VideoCardz
Fonte: Adrenaline