Brasil

A temperatura no Brasil pode ultrapassar a média em até 15°C por causa de uma onda de calor


A temperatura no Brasil pode ultrapassar a média em até 15°C por causa de uma onda de calor
(Foto Reprodução da Internet)

Nos próximos dias, o Brasil será afetado por uma nova onda de calor intensa, com temperaturas recordes. Segundo a empresa MetSul, até mesmo cidades acostumadas com clima quente poderão registrar máximas que chegam a ser 15ºC mais altas do que a média prevista para essa época.

O fenômeno El Niño tem a sua contribuição para a alta de temperaturas, mas este e outros episódios de calor extremo no País nos últimos meses não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.

Continua depois da publicidade

Segundo Karina Bruno Lima, doutoranda em Climatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o El Niño a tendência de aumentar a temperatura em várias partes do mundo e causar eventos extremos de calor na América do Sul.

Mas em setembro, fez muito calor e foi realizado um estudo para descobrir como as mudanças climáticas contribuíram para isso. Descobriu-se que o aumento do aquecimento global provocado pelo homem teve um papel maior do que o El Niño.

Continua depois da publicidade

Na quarta, 8, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) de onda de calor. O comunicado abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do País (sobretudo São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Segundo o Inmet, o forte calor deverá permanecer em algumas áreas até o meio da próxima semana. O nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos. Desta vez, porém, a previsão é de máximas ainda maiores.

Excepcional

“Há potencial de este novo episódio de calor excepcional superar em intensidade os eventos históricos de setembro e outubro. O que os modelos mostram de calor é tão extraordinário e fora da curva histórica que a onda de calor pode ser a mais intensa já registrada no Brasil em valores de temperatura máxima”, diz a Metsul.

A cidade de São Paulo está em atenção devido ao calor. A Defesa Civil Municipal decretou esse estado. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, hoje a temperatura pode chegar a 35°C, e amanhã à tarde, pode chegar a 37°C.

Em alguns municípios, principalmente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C neste semana. Na terça-feira, 7, o município de Porto Murtinho (MS) já registrou 42,3°C. Em Cuiabá, a temperatura chegou a 40,4°C.

Segundo Karina Lima, isso acontece devido a um fenômeno chamado domo de calor ou cúpula de calor. O domo de calor ocorre quando uma área de alta pressão fica por um tempo prolongado na mesma região, retendo o ar quente.

“O solo ressecado deixa o ar mais quente e o ar mais quente acaba provocando um ressecamento cada vez maior. Temos de imaginar um ciclo fechado que vai se retroalimentando”, afirma a meteorologista Estael Sias, da MetSul.


🔥 Recomendado para voçê 🔥