A Tropa do Urso, associada ao Comando Vermelho, está sendo alvo de operação
23/04/2025 às 9h53

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (Ficco-ES) realizou operação na manhã desta quarta-feira (23/4) contra um grupo associado ao Comando Vermelho, conhecido como “Tropa do Urso”, suspeito de envolvimento em tráfico de drogas e homicídios em Colatina e região.
A operação Wyoming visou desmantelar a estrutura criminosa que, conforme investigações, emprega o uso sistemático da força para controlar territórios e possui ligação direta com criminosos do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
A 1ª Vara Criminal de Colatina emitiu 16 mandados de prisão temporária e 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Colatina e Serra. A operação envolveu apoio da Polícia Civil e do 8º Batalhão da Polícia Militar, além da atuação integrada de forças estaduais e federais.
As investigações iniciaram com o fornecimento de evidências envolvendo membros da Tropa do Urso, sendo que, segundo a Ficco-ES, seus líderes recebem instruções diretas do Rio de Janeiro para supervisionar o movimento no Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM:
● Funcionários públicos são investigados por terem auxiliado em assaltos a bancos que visavam a Caixa
● As dificuldades enfrentadas por mulheres no acesso à anestesia em Brasília
● Policiais militares são presos pela Polícia Federal por roubo de grande valor à Caixa Econômica Federal
As análises indicam que o grupo possui um histórico de participação em assassinatos e conflitos violentos em razão de disputas territoriais, o que influencia o crescimento dos índices de mortes na área.
A Fico é coordenada pela Polícia Federal e integra esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e Guardas Municipais da Vitória.
As investigações seguem em curso e os detidos estão sendo ouvidos para obter mais informações sobre a organização criminosa.
Fonte: Metrópoles