A UE impõe boicote à Temu devido à venda de produtos falsificados na plataforma

A Comissão Europeia analisa a Temu sob suspeita de comercialização de produtos falsificados, com risco de sanções em caso de descumprimento das normas d…

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A empresa de compras online Temu, da China, está lidando com sérias questões na União Europeia devido a acusações de violação das regras digitais do bloco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão Europeia constatou que a plataforma não estava conduzindo a avaliação de riscos de produtos ilegais de forma adequada, o que pode expor os consumidores europeus a riscos. Dentre as alegações, constata-se a presença de produtos perigosos, como brinquedos infantis e eletrônicos, que não cumprem as normas de segurança da região.

O que está em jogo para a Temu?

A investigação sobre a Temu está inserida na aplicação da Lei de Serviços Digitais da União Europeia. Essa legislação obriga plataformas digitais a implementar medidas mais rigorosas para proteger os consumidores e combater conteúdos prejudiciais. A Temu é acusada de não realizar uma avaliação de riscos adequada, o que expõe seus consumidores a riscos. Em um exercício de compras misterosas, os reguladores europeus identificaram a venda de produtos que infringem as normas do bloco.

LEIA TAMBÉM!

A investigação teve um impacto.

A Temu, que iniciou suas operações no mercado europeu em 2023, já possui 93,7 milhões de usuários ativos mensalmente na região. Diante do aumento da popularidade da plataforma, os reguladores da UE estão atualmente investigando outros aspectos de suas operações, incluindo a sugestão de produtos e as características de design viciantes, que poderiam afetar o bem-estar físico e mental dos usuários.

Caso as conclusões da investigação sejam confirmadas, a Temu poderá ser multada em até seis por cento do seu volume de negócios anual global. Adicionalmente, a plataforma pode ser obrigada a alterar suas práticas para cumprir as exigências de segurança.

Qual o significado da legislação DSA?

A Lei de Serviços Digitais (DSA) faz parte de um movimento mais amplo da União Europeia para regular e controlar as grandes plataformas de tecnologia, denominadas “Big Tech”. Essa legislação busca assegurar que empresas como a Temu, Facebook, Instagram, TikTok e AliExpress atuem de forma transparente e segura para os consumidores europeus. Apesar das críticas, principalmente dos Estados Unidos, a UE considera essencial a proteção de seus cidadãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Temu encerra suas operações na União Europeia?

Não, uma vez que a Temu ainda tem a oportunidade de responder às conclusões da Comissão Europeia e se defender.

Ademais, a investigação não possui um prazo para conclusão, o que, por sua vez, eleva a incerteza em relação ao futuro da plataforma no mercado europeu.

Caso a acusação de violação das regras avance, as consequências podem ser significativas. Até o ponto de não afetar apenas a operação da empresa na UE, mas também em outros países.

Fonte por: FDR

Sair da versão mobile