Internacional

A União Europeia aplicou novas sanções à Rússia


A União Europeia aplicou novas sanções à Rússia
(Foto Reprodução da Internet)

O Conselho da União Europeia adotou o 12º pacote de sanções contra a Rússia, disse a Comissão Europeia em comunicado nesta segunda-feira (18), depois que a Áustria deu sua aprovação final no fim de semana.

O pacote adiciona mais restrições às importações e exportações da Rússia, combate a evasão de sanções e fecha lacunas.

O 12º pacote traz algumas medidas novas, como a proibição de importar diamantes da Rússia e de importar gás liquefeito de petróleo (GLP). Essas medidas podem afetar as importações anuais da União Europeia, avaliadas em 1 bilhão de euros (R$ 4,9 bilhões).

O pacote também adicionou mais 140 pessoas e empresas que terão seus bens congelados, incluindo membros da indústria militar e de defesa russa, empresas militares privadas e também empresas do setor de TI.

O Conselho Europeu aprovou o pacote na semana passada, mas a Áustria só deu sua aprovação quando o banco Raiffeisen foi removido da lista de “patrocinadores internacionais da guerra” da Ucrânia.

A lista da Ucrânia temporariamente tirou o banco de espera para discutir com a Comissão Europeia. A Comissão não quis comentar esse assunto na segunda-feira (18).

A Hungria e a Grécia também anularam o pacote de sanções anteriormente para que algumas empresas fossem retiradas da lista. No site, ainda existem duas companhias de navegação gregas em suspensão.

Reportagem de Geert De Clercq e Julia Payne. Edição por Charlotte Van Campenhout e Alison Williams.


🔥 Recomendado para voçê 🔥