“A Viagem”: revise como o céu e o inferno foram representados no romance

A novela reprisada no Vale a Pena Ver de Novo apresenta, por exemplo, viagens espirituais entre mundos.

15/05/2025 19h19

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A novela “A Viagem” (1994), atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, foi escrita por Ivan Ribeiro e atrai a atenção dos telespectadores pelos temas sobrenaturais que explora. A trama apresenta um retrato do céu e do umbral, um plano similar ao inferno, onde os espíritos podem ser purificados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Certas narrativas e contextos são invenção, porém grande parte do relato corresponde à descrição da doutrina espírita, sendo que a autora utilizou como referência os livros “E a Vida Continua…” (1968) e “Nosso Lar” (1944), de Chico Xavier.

A CNN convidou a estudiosa da doutrina espírita Sula Gallão para responder a dúvidas sobre a novela “A Viagem”. Segundo ela, “a ideia de céu e inferno como locais físicos, como retratada em ‘A Viagem’, nos livros ou filmes, é uma romantização necessária para que a mente humana consiga compreender o que encontrará ao deixar o corpo físico”.

LEIA TAMBÉM:

Lembre-se de como o céu e o inferno foram representados no romance:

Céu

Na narrativa “A Viagem”, o plano espiritual é apresentado como um ambiente sereno, repleto de luz e paisagens com jardins. O espaço de repouso e desenvolvimento dos espíritos também é exibido como propício para a reflexão sobre a existência vivida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o plano se apresentava com um ambiente de paz e luz, um espaço de aprendizado e acolhimento, e a presença de figuras espirituais como guias.

Umbral

Em contraste com o céu, a narrativa apresentava o umbral, um tipo de purgatório para almas como a de Alexandre. O local era escuro e caótico, com múltiplas vozes reverberando simultaneamente.

Além do ambiente ser sombrio, o sofrimento dos espíritos presos no umbral era de culpa, raiva e ódio em razão de múltiplos arrependimentos da vida passada. O personagem Alexandre, por exemplo, representava uma figura central que ilustrava esse desgosto. O plano, contudo, também serve para a purificação das almas desencarnadas.

Cristiane Torloni afirma ter recebido carta psicografada.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.