ABESPetro considera licenciamento da Margem Equatorial um ‘passo histórico’ para autossuficiência em petróleo

Entidade alerta que o país vive uma ‘corrida contra o tempo’, pois desde 2018 não realiza perfurações em novas fronteiras exploratórias.

20/10/2025 17:49

1 min de leitura

ABESPetro considera licenciamento da Margem Equatorial um ‘passo histórico’ para autossuficiência em petróleo
(Imagem de reprodução da internet).

ABESPetro celebra autorização para perfuração da Petrobras na Foz do Amazonas

A Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro) declarou nesta segunda-feira (20) que a autorização para a Petrobras perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-059, na bacia da Foz do Amazonas, é um “passo histórico do Brasil na trajetória para manter a autossuficiência em petróleo”. A entidade enfatizou que o país vive uma “corrida contra o tempo”, pois não realiza perfurações em novas fronteiras exploratórias desde 2018.

De acordo com a ABESPetro, a licença concedida para a Margem Equatorial permitirá que o Brasil avance em sua segurança energética e crie novas oportunidades para o setor de óleo e gás, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. O projeto é considerado um impulsionador do desenvolvimento socioeconômico dessas áreas.

Papel da Petrobras e a transição energética

Representando 55 empresas do setor de exploração e produção de petróleo e gás, a associação destacou a importância da Petrobras. “A estatal é, há décadas, a locomotiva da indústria e indutora de grandes avanços para a economia brasileira”, afirmou a entidade em nota. A ABESPetro também ressaltou que, apesar da inevitabilidade da transição energética, o petróleo continuará sendo uma fonte essencial da matriz energética mundial por muitas décadas.

Leia também:

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)