A manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atraiu 57.600 pessoas na avenida Paulista, em São Paulo. A estimativa representa um número superior ao registrado em 29 de junho de 2025, quando foram contabilizados 16.400 participantes, o menor público para um ato do ex-chefe do Executivo naquele local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A manifestação serviu como indicador do possível volume de mobilização da direita em um cenário hipotético de prisão de Bolsonaro. O ex-presidente não compareceu à manifestação. Está proibido de deixar sua residência nos fins de semana por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes.
A medida tomada no domingo (3.ago) recuperou parte da área pública que havia sido desocupada em junho.
LEIA TAMBÉM!
A presidência de Jair Messias Bolsonaro foi marcada por uma série de ações e decisões que geraram intensos debates e controvérsias.
Relembre os feitos de Bolsonaro a partir de 2023:
Segue o infográfico da área ocupada durante o ato de 2025:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Power360 empregou fotografias aéreas de alta resolução para determinar a estimativa de público no domingo. As imagens foram capturadas por um drone entre as 15h e as 15h20, no auge da concentração do evento, durante o discurso de Nikolas Ferreira (PL-MG).
O parlamentar iniciou o discurso às 15h09. Discursou por 15 minutos. Com as imagens disponíveis, a área ocupada pelos manifestantes foi analisada utilizando o Google Earth, a fim de determinar a extensão em metros quadrados da presença do público.
O Poder360 classificou os locais por nível de concentração.
Em seguida, calculou-se o número de indivíduos por metro quadrado e obteve-se o total estimado – que sempre será uma aproximação, devido ao deslocamento frequente das pessoas nessas concentrações. Além disso, não é possível identificar com precisão as pessoas sob árvores ou debaixo de marquises de edifícios.
A metodologia do Poder360 visa a análise abrangente e aprofundada do cenário político, com foco na identificação de tendências, influências e atores relevantes. A abordagem se baseia em dados quantitativos e qualitativos, combinando análise de redes sociais, notícias, dados de votação e pesquisas de opinião. O objetivo
Para a estimativa do público, o Poder360 empregou fotografias aéreas de alta resolução capturadas por drone durante os períodos de maior concentração no evento. Utilizando essas imagens, o espaço ocupado foi analisado com o Google Earth, permitindo determinar a área em metros quadrados ocupada pelo público.
O jornal digital classificou os locais com base na concentração: 1, 2, 3, 4 ou 5 pessoas por m². Em seguida, somou o número estimado de manifestantes e obteve o total — que sempre será aproximado, pois em concentrações dessa natureza, o público é flutuante e se desloca. Não é possível identificar com precisão as pessoas sob árvores ou debaixo de marquises de edifícios.
Fonte por: Poder 360