Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Ação contra Ramagem é mantida por unanimidade, com voto de Cármen Lúcia

Ação contra Ramagem é mantida por unanimidade, com voto de Cármen Lúcia

O Supremo Tribunal Federal invalidou a suspensão do processo contra o deputado, decisão da Câmara que favoreceria Bolsonaro.

Por: Redação ZéNewsAi

10/05/2025 19:25

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu unânimemente, neste sábado (10.mai.2025), pela derrubada da medida da Câmara dos Deputados que suspendia o inquérito penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ) e favorecia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão já havia se consolidado desde a sexta-feira (9.mai), com o voto da ministra Carmen Lúcia.

Aprovada pela Câmara, a resolução visava interromper o processo judicial contra os réus no caso de tentativa de golpe. Bolsonaro, Ramagem e outras 5 pessoas são acusados no mesmo processo.

A decisão da Câmara permitiu a suspensão do processo penal contra um congressista por parte de sua respectiva Casa durante o período em que exerceu o mandato, com base no artigo 53 da Constituição. Os ministros restringiram a suspensão àqueles crimes cometidos após a assunção do mandato de deputado por Ramagem.

Leia também:

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

Na votação no STF, os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Carmen Lúcia acompanharam o relator Alexandre de Moraes. Decidiram manter Ramagem, ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), como réu por 3 crimes e remover 2 crimes (leia mais abaixo). Fux apresentou o voto na sexta-feira (9.mai) após a maioria estar formada.

Com a decisão, Ramagem deixa de responder pelos crimes imputados a ele, que, segundo a acusação da PGR (Procuradoria Geral da República), foram praticados após sua diplomação, ocorrida em dezembro de 2022. Assim, a ação penal ainda considerará as acusações de atos de Ramagem anteriores à sua eleição como deputado federal. A suspensão permanecerá válida até o término do mandato na Câmara.

Divisão a partir da diplomação.

Ramagem deixa de responder pelos seguintes crimes:

O ex-diretor da Abin e agora deputado permanecerá réu por:

Outros réus que fazem parte da mesma ação penal não serão impactados pela suspensão. Isso inclui Bolsonaro e mais seis aliados do “núcleo crucial” da organização criminosa, segundo acusação da PGR.

Moraes ressaltou que a suspensão é válida apenas em relação a Ramagem, considerando que a decisão da Câmara possui caráter “personalíssimo”.

Moraes entendeu que os requisitos do caráter pessoal (imunidade aplicável somente ao parlamentar) e temporal (crimes praticados após a diplomação), estabelecidos no texto constitucional, são claros e expressos, no sentido da impossibilidade de aplicação dessa imunidade a correus não congressistas e a infrações penais praticadas antes da diplomação.

Assim, os demais sete acusados no mesmo processo penal, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), permanecem respondendo por todos os delitos.

NESSA RESALVA, O DEPUTADO DINO DEMÉRZIO ALMEIDA, DE ALÉM DA AMAZÔNIA, APRESENTA PROPOSTAS PARA AVALIAR A POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAR AÇÕES DE APOIO À POPULAÇÃO DE ÁREAS RURAL

Apesar de seguir o parecer do relator, o ministro Flávio Dino apresentou ressalvas em seu voto, propondo que a ação penal contra Ramagem fosse dividida em relação aos crimes praticados após a obtenção de sua diplomação.

O desmembramento geraria outra acusação criminal contra o congressista, sendo instaurada com sua suspensão imediata e podendo ser julgada após o término de seu mandato, em 2027.

O deputado responderia, nesta ação, somente aos crimes de deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, cometidos no 8 de janeiro. Para ser válida, a sugestão teria que ter sido acompanhada pelos demais ministros.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre RamagemBolsonaroCâmara dos DeputadosProкура Geral da RepúblicaSupremo Tribunal Federal
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Política

Lula e Xi Jinping fortalecem laços com isenção de vistos e nova parceria global!

23/01/2026 12:12 | 2 min de leitura

● Bepass: A Revolução Biométrica que Conquistou o Futebol e Muda o Brasil!

23/01/2026 14:40 | 2 min de leitura

● Tarcísio de Freitas muda a Casa Civil e reacende especulações sobre ambições!

23/01/2026 11:39 | 1 min de leitura

● Brasil Lidera COP15: Proteção de Migrações Silvestres em Destaque no Pantanal!

23/01/2026 11:41 | 1 min de leitura

● Sisu 2026: 274 Mil Vagas e Novidades para Ingressar no Ensino Superior!

23/01/2026 12:00 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!