Acesse o discurso completo do papa Leão XIV

Robert Prevost agradeceu pelas ações do papa Francisco e expressou votos de paz e união para “todos os povos”.

08/05/2025 17h22

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Os 133 cardeais selecionaram nesta quinta-feira (8.mai.2025) o novo papa. O líder da Igreja Católica, Robert Prevost, proferiu seu discurso inaugural na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A declaração teve duração aproximada de 10 minutos. Leão 14 apresentou um discurso caloroso que evocou o papado do argentino Jorge Bergoglio, o papa Francisco. Discursou sobre paz e união para “todos os povos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo papa é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o segundo do continente americano. É naturalizado peruano e trabalhou no país por duas décadas. Durante o discurso aos fiéis, ele falou em italiano e, de forma breve, fez uma saudação em espanhol na Diocese de Chiclayo, no Peru.

Leia abaixo a íntegra do discurso:

Leia também:

A paz seja com todos vocês. Irmãos, irmãs, caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, do bom pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus.

Gostaria que essa saudação de paz entrasse em seu coração, alcançasse sua família e todas as pessoas, onde quer que estejam. A todos os povos e à terra, que a paz esteja convosco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, humilde e perseverante, que emana de Deus, que ama a todos incondicionalmente. Permanecem em nós os ecos da voz frágil, porém corajosa, do Papa Francisco, que sempre abençoava Roma.

O papa abençoava Roma e concedia bênçãos para todo o mundo. Naquela manhã do dia da Páscoa, permitam-me dar prosseguimento a tal bênção: Deus nos ama, Deus ama todos vocês, o mal não prevalecerá, estamos todos nas mãos de Deus.

Assim, sem receios, juntos, com Deus e uns com os outros, avancemos. Somos discípulos de Cristo, Cristo nos antecede. O mundo necessita da sua luz. A humanidade precisa dele como fonte para ser alcançada por Deus e por seu amor.

Ajude-nos, você também, uns com os outros, a construir pontes com diácom encontro, todos juntos num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco.

Agradeço também a todos os cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro. Optaram por caminhar comigo enquanto Igreja unida, em busca constante da paz e da justiça, e sempre trabalhando como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem receio de proclamar o evangelho, atuando como missionários.

Sou descendente de Santo Agostinho, sou agostiniano. Com vocês, sou cristão, e por causa de vocês, bispo. Nesse sentido, todos podemos caminhar juntos rumo à pátria para a qual Deus nos preparou.

A Igreja de Roma, uma saudação especial. É preciso, em conjunto, de uma Igreja missionária, que construa pontes e diásempre aberta a receber na praça, de braços abertos, todos que necessitam da nossa presença, caridade, o diáe o amor.

Permito também algumas palavras, uma saudação, a todos, em particular à minha querida Diocese de Chiclayo no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e contribuiu para ser a igreja fiel de Jesus Cristo.

À todos os irmãos e irmãs de Roma, da Itália e do mundo inteiro, almejamos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que avança, que busca sempre a paz, a caridade e que se aproxima especialmente daqueles que sofrem.

Hoje é o dia da Nossa Senhora de Pompeia, nossa mãe Maria, que sempre quer caminhar conosco, estarmos próximos, nos ajudar com sua intercessão e o seu amor. Assim, gostaria de rezar convosco. Vamos rezar por esta nova missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo. Pedimos essa graça especial a Maria, nossa mãe.

Maria, Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo. Bem-vinda és tu entre todas as mulheres, e abençoado é o Filho que tens gerado, Jesus. Maria, mãe de Deus, suplica por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Que os santos apóstolos Pedro e Paulo, pelos quais confiamos no poder e no julgamento, intercedam por nós até o Senhor.

Pela intercessão das orações e méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos santos apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os santos, a Deus onipotente, suplique compaixão. Quando perdoamos todos os vossos pecados, que Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.

Que o Senhor, onipotente e compassivo, vos conceda perdão, absolvição e misericórdia em relação a todos os vossos pecados. Que haja espaço para um arrependimento verdadeiro e produtivo, mesmo com o coração sempre se arrependendo. A bênção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vocês e permaneça sempre.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.