Acesse o discurso completo do papa Leão XIV
Robert Prevost agradeceu pelas ações do papa Francisco e expressou votos de paz e união para “todos os povos”.

Os 133 cardeais selecionaram nesta quinta-feira (8.mai.2025) o novo papa. O líder da Igreja Católica, Robert Prevost, proferiu seu discurso inaugural na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A declaração teve duração aproximada de 10 minutos. Leão 14 apresentou um discurso caloroso que evocou o papado do argentino Jorge Bergoglio, o papa Francisco. Discursou sobre paz e união para “todos os povos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo papa é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o segundo do continente americano. É naturalizado peruano e trabalhou no país por duas décadas. Durante o discurso aos fiéis, ele falou em italiano e, de forma breve, fez uma saudação em espanhol na Diocese de Chiclayo, no Peru.
Leia abaixo a íntegra do discurso:
Leia também:

Novo papa é acusado por mulheres de encobrir abusos no Peru

O Vaticano seleciona o primeiro papa de origem norte-americana

Como se pronuncia o sobrenome do papa Leão 14
A paz seja com todos vocês. Irmãos, irmãs, caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, do bom pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus.
Gostaria que essa saudação de paz entrasse em seu coração, alcançasse sua família e todas as pessoas, onde quer que estejam. A todos os povos e à terra, que a paz esteja convosco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, humilde e perseverante, que emana de Deus, que ama a todos incondicionalmente. Permanecem em nós os ecos da voz frágil, porém corajosa, do Papa Francisco, que sempre abençoava Roma.
O papa abençoava Roma e concedia bênçãos para todo o mundo. Naquela manhã do dia da Páscoa, permitam-me dar prosseguimento a tal bênção: Deus nos ama, Deus ama todos vocês, o mal não prevalecerá, estamos todos nas mãos de Deus.
Assim, sem receios, juntos, com Deus e uns com os outros, avancemos. Somos discípulos de Cristo, Cristo nos antecede. O mundo necessita da sua luz. A humanidade precisa dele como fonte para ser alcançada por Deus e por seu amor.
Ajude-nos, você também, uns com os outros, a construir pontes com diácom encontro, todos juntos num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco.
Agradeço também a todos os cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro. Optaram por caminhar comigo enquanto Igreja unida, em busca constante da paz e da justiça, e sempre trabalhando como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem receio de proclamar o evangelho, atuando como missionários.
Sou descendente de Santo Agostinho, sou agostiniano. Com vocês, sou cristão, e por causa de vocês, bispo. Nesse sentido, todos podemos caminhar juntos rumo à pátria para a qual Deus nos preparou.
A Igreja de Roma, uma saudação especial. É preciso, em conjunto, de uma Igreja missionária, que construa pontes e diásempre aberta a receber na praça, de braços abertos, todos que necessitam da nossa presença, caridade, o diáe o amor.
Permito também algumas palavras, uma saudação, a todos, em particular à minha querida Diocese de Chiclayo no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e contribuiu para ser a igreja fiel de Jesus Cristo.
À todos os irmãos e irmãs de Roma, da Itália e do mundo inteiro, almejamos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que avança, que busca sempre a paz, a caridade e que se aproxima especialmente daqueles que sofrem.
Hoje é o dia da Nossa Senhora de Pompeia, nossa mãe Maria, que sempre quer caminhar conosco, estarmos próximos, nos ajudar com sua intercessão e o seu amor. Assim, gostaria de rezar convosco. Vamos rezar por esta nova missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo. Pedimos essa graça especial a Maria, nossa mãe.
Maria, Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo. Bem-vinda és tu entre todas as mulheres, e abençoado é o Filho que tens gerado, Jesus. Maria, mãe de Deus, suplica por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Que os santos apóstolos Pedro e Paulo, pelos quais confiamos no poder e no julgamento, intercedam por nós até o Senhor.
Pela intercessão das orações e méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos santos apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os santos, a Deus onipotente, suplique compaixão. Quando perdoamos todos os vossos pecados, que Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.
Que o Senhor, onipotente e compassivo, vos conceda perdão, absolvição e misericórdia em relação a todos os vossos pecados. Que haja espaço para um arrependimento verdadeiro e produtivo, mesmo com o coração sempre se arrependendo. A bênção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vocês e permaneça sempre.
Fonte: Poder 360