Acesse o discurso inaugural do papa Leão XIV
O novo líder nasceu nos Estados Unidos, com atuação relacionada à América Latina, notadamente ao Peru, onde atuou como sacerdote e exerceu funções como embaixador de instituições do Vaticano.

O papa Leão XIV proferiu, na quinta-feira 8, seu primeiro pronunciamento aos devotos na varanda da basílica de São Pedro, no Vaticano, uma hora após ser escolhido como herdeiro de Francisco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Revise o texto do seu discurso, que foi majoritariamente em italiano, com um trecho em espanhol.
A paz seja com todos vocês! Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus.
Gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a Terra. A paz esteja com vocês!
LEIA TAMBÉM:
● Executivo Trump acusa Nova York de adotar políticas que beneficiam imigrantes
● Após seis anos do incêndio, Notre-Dame conclui a reinstalação de monumentos da agulha
● Acusado de tentar assassinar Trump poderá se defender sozinho no processo
Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz que desarmada e desarmante, é humilde e constante. Ela emana de Deus, que ama a todos sem condições.
Ainda ouvimos a voz frágil, porém corajosa, do Papa Francisco que abençoava Roma! O Papa que abençoava Roma oferecia sua bênção ao mundo, a todo o mundo, naquela manhã do dia de Páscoa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Permitam-me continuar sob essa mesma bênção: Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus.
Assim, sem receio, com as mãos unidas em Deus e entre nós, prossigamos. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos antecede.
O mundo necessita de sua luz. A humanidade o precisa como meio para alcançar Deus e seu amor.
Ajude-nos também vocês, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diácom o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz.
Muito obrigado, Papa Francisco!
Gostaria também de agradecer a todos os meus irmãos cardeais que me escolheram para ser o Sucessor de Pedro e caminhar junto com vocês, como Igreja unida, sempre buscando a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para sermos missionários.
Sou descendente de Santo Agostinho, um agostiniano, que afirmou: “com vocês sou cristão e para vocês bispo”. podemos caminhar juntos em direção à pátria que Deus nos preparou.
A Igreja de Roma, um convite especial! É preciso que sejamos juntos uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes, dialoga, sempre aberta para receber, assim como esta praça com os braços abertos, a todos que necessitam da nossa caridade, presença, diáe amor.
E, por gentileza, uma palavra, uma saudação a todos, e em particular à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu muito para continuar sendo Igreja fiel de Jesus Cristo.
A todos nós, irmãos e irmãs de Roma, da Itália, do mundo inteiro, desejamos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz, que sempre busca a caridade, que sempre busca estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.
Hoje é o dia da procissão em honra a Nossa Senhora de Pompeia. Nossa Mãe Maria deseja estar sempre presente, auxiliar-nos através de sua intercessão e com seu amor.
Gostaria de rezar junto com vocês. Rezemos pela nova missão, por toda a Igreja, pela paz mundial e concedamos esta graça especial a Maria, nossa Mãe.
Maria, Imaculada Concebida, o Senhor está convosco. Bem-aventurada és tu entre todas as mulheres e abençoado é o Filho do teu ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Fonte: Carta Capital