Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Acompanhe o desenvolvimento dos primeiros depoimentos do centro-aviário apontado como central no suposto esquema, e as reações de petistas e seguidores de Bolsonaro

Acompanhe o desenvolvimento dos primeiros depoimentos do centro-aviário apontado como central no suposto esquema, e as reações de petistas e seguidores de Bolsonaro

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, foi o primeiro a depor devido à celebração de acordo de colaboração premiada, os demais acusados têm o direito de testemunhar por último.

Por: Redação ZéNewsAi

09/06/2025 23:11

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A segunda-feira (9) iniciou o depoimento do ex-chefe do Executivo e outros sete réus no processo penal que investiga a tentativa de golpe de Estado, ocorrido com apoio de seguidores tanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, foi o primeiro a depor, após fechar acordo de colaboração premiada. Os demais acusados têm o direito de falar por último. Nesta segunda-feira, foram interrogados Cid e o deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL-RJ). As perguntas feitas pelo ministro Luiz Fux, do STF, foram as que mais repercutiram entre grupos bolsonaristas. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid informou a Fux que a minuta do golpe não foi assinada, mas que Bolsonaro recebeu, leu e pediu alterações na minuta do golpe. Esse trecho foi cortado e divulgado em redes sociais por figuras como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e o deputado estadual de São Paulo Bruno Zambelli (PL). “Pergunta de Fux acaba com o julgamento e prova inocência do Bolsonaro”, escreveu Gayer.

O PT, em particular, mobilizou a base durante a segunda-feira, com a mensagem circulando em grupos de WhatsApp petistas pela manhã e no início da tarde: “Prepare a pipoca, coloque a cerveja para gelar e vamos engajar nas redes”. O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) publicou um vídeo preparando pipoca para assistir ao interrogatório. “Mauro Cid confirma tudo: Bolsonaro queria golpe e prender Alexandre de Moraes. Sem anistia! Bolsonaro preso já!”, escreveu Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, em publicação no X (ex-Twitter). “Era golpe mesmo. E agora tudo se confirma”, postou o Twitter no Instagram.

Segundo Mauro Cid, Bolsonaro “enxugou” o documento, que inicialmente previa as prisões de diversas autoridades do Judiciário e do Congresso, como ministros do STF e o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Ele de certa forma enxugou o documento. Basicamente retirando as autoridades das prisões. Somente o senhor (Alexandre de Mores) ficaria como preso. O resto…”, afirmou Mauro Cid. Moraes brincou: “O resto foi conseguindo um habeas corpus.”

Leia também:

PT Acusa Anistia a Bolsonaro é Chantagem e Violação Constitucional

PT Acusa Anistia a Bolsonaro é Chantagem e Violação Constitucional

PL e Anistia 8 de Janeiro: Votação Depende de Acordo do PL e Pressões de Bolsonaro

PL e Anistia 8 de Janeiro: Votação Depende de Acordo do PL e Pressões de Bolsonaro

Flávio Bolsonaro busca consenso com partidos na direita para 2026 e ataca Lula

Flávio Bolsonaro busca consenso com partidos na direita para 2026 e ataca Lula

Cid afirmou ter presenciado grande parte dos fatos, mas não participou. A minuta com propostas golpistas teria sido levada a Bolsonaro pelo ex-assessor Filipe Martins, que cuidava de Assuntos Internacionais, segundo Mauro Cid. Fux acabou se tornando o membro da Primeira Turma do STF a quem bolsonaristas costumam reservar boas expectativas no julgamento da ação penal. Foi ele quem pediu vista do julgamento da cabeleireira Débora dos Santos, que pichou a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça no 8 de janeiro. Fux já sinalizou que deve atuar como um “revisor informal” da relatoria de Alexandre de Moraes no caso que apura a tentativa de golpe de Estado. Durante a análise das questões preliminares da ação penal, Fux foi o único ministro a divergir do posicionamento de Moraes a favor do julgamento de Bolsonaro e dos demais denunciados na Primeira Turma em vez do plenário do STF.

Em continuidade a Cid, os réus serão citados em ordem alfabética: Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil).

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Sarah Paula

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre RamagemBolsonaroMauro CidSTF
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Cruzeiro

Cruzeiro fecha com atacante Néiser Villarreal e futuro de Gabigol é tratado!

09/12/2025 11:00 | 1 min de leitura

● Pedro Bial expõe drama com Andrea Bocelli que interrompeu entrevista por tema delicado

09/12/2025 10:46 | 1 min de leitura

● Meteoro Surpreende Moradores do Nordeste: Vídeos e Relatos de Clarão no Céu!

09/12/2025 10:50 | 1 min de leitura

● IA Revoluciona Atendimento e Educação: Tendências e Futuro da Inteligência em 2026

09/12/2025 12:05 | 2 min de leitura

● Mano Menezes anuncia saída do Grêmio após temporada irregular e busca por novos ares!

09/12/2025 12:38 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!