Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Acompanhe o que ocorre com Zambelli após condenação pelo STF

Acompanhe o que ocorre com Zambelli após condenação pelo STF

O Supremo Tribunal Federal condenou um parlamentar a dez anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Por: Redação ZéNewsAi

15/05/2025 13:32

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou unânime a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasões dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, com a perda do mandato.

Após a decisão, contudo, são admissíveis recursos. A parlamentar pode apresentar ainda embargos de declaração, uma modalidade de recurso no Supremo Tribunal Federal que não modifica a sentença, mas suspende o julgamento final do processo. A detenção da deputada necessita de autorização da Câmara.

A perda do mandato também pode ser determinada pela Casa Legislativa. Contudo, a jurisprudência do STF estabelece que, se a pena em regime fechado for superior a 120 dias, a própria Corte pode determinar a perda do mandato, considerando que a Constituição prevê a perda do mandato caso o deputado falhe a um terço das sessões.

Leia também:

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

A Mesa Diretora da Câmara somente reconheceria a perda do mandato.

Hacker é condenado por crimes cibernéticos.

Walter Delgatti Neto também foi condenado no âmbito do processo a oito anos e três meses de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Zambelli e Delgatti Neto deverão pagar uma indenização estimada em R$ 2 milhões. A dupla foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro pelos ataques aos sistemas do CNJ. O objetivo das ações seria incitar atos antidemocráticos.

Decisão judicial autoriza a prisão do ex-deputado Eduardo Cury.

Investigações apontam que Zambelli e o hacker adulteraram o sistema do CNJ, inserindo documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A procuradora-geral informou que a parlamentar desempenhou um papel central na invasão dos sistemas eletrônicos do CNJ e foi a autora intelectual do ataque hacker.

Zambelli, segundo a acusação, “arregimentou” Walter Delgatti, prometendo a ele benefícios em troca dos serviços.

De acordo com a acusação, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, Delgatti invadiu “várias vezes dispositivos de informática utilizados pelo Poder Judiciário, alterando informações, mandados de prisão, alvarás de soltura, decisões de quebra de sigilo bancário, e inclusive determinando ao sistema que emitisse documento ideologicamente falso”.

Zambelli afirmou o seguinte.

Na nota divulgada na sexta-feira (9), a defesa da deputada classificou como “absolutamente injusto” que Zambelli tenha sido “julgada e condenada sem provas irrefutáveis e indubitáveis”.

Advogados também criticam o processo do Supremo, alegando que ocorreram “inúmeras nulidades desconsideradas e cerceamento de defesa”.

A ausência de audiência com os membros da Turma e a impossibilidade de apresentação oral das alegações pelos advogados foram consideradas improcedentes.

A CNN contatou a defesa de Walter Delgatti Neto e aguarda resposta. O canal mantém o contato aberto para manifestação.

Leia o documento completo.

A deputada Carla Zambelli reiterou sua insatisfação, não apenas pelo voto que considerou arbitrário em relação às acusações, mas sobretudo pelas inúmeras nulidades ignoradas e pelo cerceamento de defesa que se verificaram.

Apesar do devido respeito aos Ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, é inaceitável que o processo não tenha sido julgado em sessão presencial ou virtual, com oportunidade de argumentação oral perante os ministros, nem que tenha ocorrido audiência com os integrantes da Turma para que a defesa pudesse apresentar memoriais e expor os pontos relevantes do caso.

É indevido que a Deputada tenha sido julgada e condenada sem provas robustas, sobretudo por questões das quais não tinha conhecimento, como os documentos falsos elaborados pelo pró-régio Walter para seu parente e outros indivíduos.

É reiterado que a crença na Justiça permanece inabalável e espera-se que um dos Ministros possa solicitar vistas para examinar todos os argumentos apresentados pela defesa, podendo, posteriormente, alterar a orientação proposta pelo Relator.

Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Carla ZambelliCNJCondenação judicialInvasão de sistemasSTF
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!