Acompanhe o que se sabe sobre os ataques de Israel ao Irã até o momento
Netanyahu afirmou que Israel atingiu alvos nucleares, declarando que a operação prosseguirá por diversos dias.

Israel lançou o que descreveu como ataques preventivos contra o Irã nesta sexta-feira (13), e anunciou estado de emergência no país, afirmou o Ministro da Defesa, Israel Katz.
Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população será esperado em um futuro próximo, declarou Katz em um comunicado.
A agência de notícias estatal iraniana IRNA informou que houve repetidas explosões em Teerã.
Leia também:

Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”

Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país

Crianças mortas pela fome em Gaza atingem 96, Netanyahu afirma que Israel controlará terras palestinas
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, assegurou que Israel atingiu alvos nucleares no Irã e declarou que a operação persistirá por vários dias.
Em breve, Israel lançou a Operação Leão Ascendente, uma operação militar destinada a conter a ameaça iraniana, a fim de garantir a própria sobrevivência de Israel, afirmou Netanyahu em um pronunciamento televisado.
Veja o que se sabe sobre os ataques de Israel ao Irã.
O ataque atingiu dezenas de alvos em todo o país, visando seu programa nuclear e suas capacidades de mísseis de longo alcance, segundo um oficial militar israelense e uma fonte militar israelense. “Este não é um ataque de um dia”, disse a fonte militar à CNN.
Alvos
Uma fonte de segurança israelense relatou que os líderes militares do Irã, assim como cientistas nucleares de alto escalão, foram alvos nos ataques iniciais e que “as chances estão aumentando” de que tenham sido eliminados.
O general Hossein Salami, comandante-chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), faleceu nos ataques, de acordo com relatos de vários veículos de comunicação estatais iranianos.
Imagens e vídeos da mídia estatal iraniana exibem edifícios que aparentam ser apartamentos em chamas e intensas nuvens de fumaça provenientes da Usina Nuclear de Natanz, no Irã. Grandes grupos de pessoas foram observados reunidos na rua em frente aos edifícios, enquanto os bombeiros trabalhavam para combater as chamas.
Risco de represálias
Israel instaurou estado de emergência, preparando-se para uma possível retaliação do Irã, com o fechamento de escolas, a proibição de reuniões e o aconselhamento de evitar atividades não essenciais.
Hospitais israelenses foram instruídos a suspender atendimentos ambulatoriais não urgentes e a se deslocar para locais seguros, enquanto o exército israelense mobiliza “dezenas de milhares” de soldados para se preparar para a situação.
Estados Unidos
O presidente Donald Trump e membros de alto escalão da Casa Branca aguardavam os ataques israelenses, segundo duas fontes próximas à CNN.
Os Estados Unidos não tiveram envolvimento ou assistência nos ataques, declarou o Secretário de Estado Marco Rubio na quinta-feira (12).
Os Estados Unidos e o Irã estavam em negociações nucleares, com a sexta rodada de negociações prevista para domingo em Omã. Não há certeza se elas prosseguirão.
Em atualização.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)