Acordo entre EUA e UE deve impactar o Brasil, diz embaixador brasileiro

Pedro Miguel da Costa, embaixador do Brasil na União Europeia, também descreveu o “ambiente” das discussões sobre Mercosul-UE no continente europeu.

06/05/2025 18h02

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel da Costa, afirmou, em evento na terça-feira (6), que um acordo comercial entre os Estados Unidos e o bloco será fechado e que isso terá impactos nos interesses brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acredito que haverá um acordo entre os Estados Unidos e a União Europeia, um acordo de grande magnitude. E quando este acordo se concretizar, nossos interesses poderão ser afetados, desde o acesso dos nossos produtos, como a soja, até o impacto nas regras. Qual será o tratamento dado aos EUA na Lei Antidesmatamento, por exemplo?

Os Estados Unidos implementaram tarifas recíprocas de 20% sobre todos os produtos europeus, enquanto a União Europeia havia proposto taxas de 25% em uma série de produtos norte-americanos. No entanto, as medidas foram suspensas, e há previsões de que possam ser retomadas por meio de acordos comerciais.

LEIA TAMBÉM:

O diplomata participou virtualmente de um evento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em São Paulo. Na ocasião, também tratou do progresso do acordo entre Mercosul e a União Europeia, formalizado no ano anterior e que necessita de ratificação interna pelos envolvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Miguel da Costa acredita que a aprovação dos termos será difícil tanto no Conselho Europeu quanto no Parlamento Europeu. O embaixador indicou que o “efeito Trump” renovou o “ímpeto” de defensores do acordo na UE.

As pessoas que defendem o Mercosul-UE começam a abordar mais o assunto no acordo, o que é bastante difícil devido à força do agronegócio europeu.

Empreendedores expressam preocupação com a conjuntura econômica para o ano de 2025.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.