Adaptação de Cyberpunk 2077 no Switch 2 não apresentou grandes desafios, porém, o estúdio precisou considerar o jogo como portátil
A CDPR afirma que a adaptação de Cyberpunk 2077 para o Switch 2 representou um desafio de design e engenharia superior ao de otimização de desempenho.

O lançamento da versão para Nintendo Switch 2 de Cyberpunk 2077 está previsto para 5 de junho, em conjunto com o lançamento global do novo console da Nintendo. Jan Rosner, vice-presidente sênior de negócios da CD Projekt Red, afirmou que a portabilidade do jogo para o hardware mais recente da Nintendo foi tecnicamente simples, embora tenha exigido um esforço considerável para assegurar o bom desempenho e o respeito às limitações da plataforma.
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Rosner afirmou ao The Game Business que o estúdio conseguiu que o jogo funcionasse no novo hardware “sem um esforço gigantesco”.
Os principais desafios foram o desempenho final, a adaptação ao formato portátil e o uso das funcionalidades exclusivas do Switch 2.
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Adaptação visual e foco em jogabilidade estável.
A versão de Cyberpunk 2077 para o Switch 2 apresenta adaptações visuais para se alinhar à capacidade do novo console, que é semelhante à geração anterior, como o PlayStation 4, em comparação com consoles mais recentes como PS5 ou Xbox Series X.
Apesar disso, Rosner afirma que nenhum desses aspectos comprometeu a visão artística do jogo, que permanece uma experiência AAA completa, jogável do início ao fim em formato portátil.
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Cyberpunk 2077 terá DLSS na sua versão final para o Nintendo Switch 2.
Essa preocupação com o desempenho se deve a um histórico problemático: as versões para PS4 e Xbox One foram amplamente criticadas no lançamento em 2020, devido a falhas técnicas que levaram à remoção do jogo da PlayStation Store.
A desenvolvedora polonesa passou anos corrigindo e otimizando o jogo, buscando evitar a repetição de erros similares, inclusive em equipamentos com menor poder de processamento.
“Desejávamos assegurar que funcionasse adequadamente. Teria se tornado evidente desde o início se o Switch 2 não fosse capaz de executar um jogo dessa magnitude”, declarou Rosner.
O desenvolvimento do projeto foi impactado pelos aprendizados de The Witcher 3.
O desenvolvimento de Cyberpunk 2077 para o Switch 2 foi influenciado pela experiência da CDPR com The Witcher 3 no Switch original. Lançado em 2019, o RPG também passou por ajustes técnicos, mas teve boa recepção entre os usuários da Nintendo.
Isso demonstrou a existência de interesse em jogos de RPG de mundo aberto em dispositivos portáteis, e que o público da Nintendo está disposto a tolerar restrições gráficas em função da mobilidade.
A CD Projekt também destacou o valor percebido da edição física na entrevista.
A versão física representou um aprendizado com The Witcher 3. Na ocasião, a memória interna do Switch era bastante restrita, e jogos grandes consumiam quase todo o espaço. Atualmente, com o Switch 2, essa situação melhorou, mas ainda consideramos que disponibilizar o jogo completo em cartucho é a melhor alternativa.
A empresa optou por lançar Cyberpunk 2077 em cartucho, sem exigência de download complementar (salvo para pacotes de idioma), proporcionando uma experiência pronta para uso, que, segundo Rosner, é altamente apreciada pelos jogadores do ecossistema Nintendo.
A CD Projekt diferencia o Switch 2 de outras plataformas portáteis, como o Steam Deck. Apesar do jogo estar disponível também no dispositivo da Valve, Rosner ressalta que o Switch 2 possui uma base de usuários própria e extensa, com capacidade de atingir públicos que normalmente não jogam no PC.
O Steam Deck é uma extensão da comunidade de entusiastas de PC. O Switch é uma plataforma autônoma, com seu próprio ecossistema e jogadores distintos.
Nintendo ganha mais aceitação com jogos para maiores
Com o lançamento de jogos como Elden Ring, Final Fantasy VII Remake, Street Fighter 6, Star Wars Outlaws e outros no catádo Switch 2, observa-se uma tendência evidente de proximidade entre grandes produções de terceiros e a Nintendo.
Rosner constata que o público da empresa evoluiu nos últimos anos, apresentando maior receptividade a experiências mais sofisticadas, além dos perfis familiares convencionais.
A experiência com The Witcher 3, segundo o executivo, demonstrou que há um público interessado em RPGs complexos e narrativos no Switch.
Ele acredita que o sucesso do Switch 1 e o avanço tecnológico da nova geração possibilitarão a abertura de mais oportunidades para grandes jogos no novo console.
Cyberpunk 2077 estará disponível para o Nintendo Switch 2 em 5 de junho e representa uma aposta importante da CD Projekt para expandir sua audiência em dispositivos móveis.
Fonte: Adrenaline