Administração de Porto Alegre finaliza o encerramento das últimas barrizais do sistema de proteção contra inundações
A decisão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) se justifica pelo aumento acelerado do nível do rio Guaíba, intensificado desde sexta-feira…

A Defesa Civil de Porto Alegre está em estado de alerta máximo em razão do aumento expressivo do nível do rio Guaíba, que se aproxima perigosamente da cota de enchente. Em virtude do elevado volume de chuvas que tem afetado a região, a cidade implementou ações preventivas, incluindo o fechamento de algumas comportas do sistema de proteção contra inundações. De um total de 14 comportas existentes, três foram fechadas definitivamente no ano anterior e quatro passaram por reformas. As sete restantes encontram-se em processo de encerramento, com algumas ainda em construção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) concluiu nesta segunda-feira (30) o fechamento das últimas cinco comportas do sistema de proteção contra cheias da cidade.
A situação piorou na última sexta-feira, levando a prefeitura a intensificar as medidas de contenção, sobretudo na zona norte. Para evitar inundações em áreas próximas, foram utilizados sacos de areia e argila para selar uma comporta. Contudo, problemas como o retorno de água por bueiros já foram identificados, demonstrando a seriedade da situação. Todas as estações de bombeamento da cidade estão operando com máxima capacidade, com geradores de reserva disponíveis para uso, visando reduzir os impactos.
LEIA TAMBÉM:
● A campanha de arrecadação de fundos para o alpinista que recuperou o corpo da brasileira foi cancelada
● Polícia Federal realiza operação em nove estados para desmantelar rede de estupros virtuais e tortura
● Frio intenso avança para o Sul nesta segunda-feira
A elevação do nível da água na zona sul de Porto Alegre já está afetando algumas ruas, principalmente nas proximidades do rio Guaíba. A preocupação das autoridades aumenta com a previsão de que as águas dos rios Taquari, Jacuí, Uruguai e Caí cheguem à cidade nas próximas horas, o que pode potencialmente causar mais transtornos. A situação é monitorada de perto pelas autoridades, que estão empenhadas em evitar maiores danos à população e garantir a segurança dos moradores. A população é aconselhada a permanecer atenta às atualizações e seguir as orientações da Defesa Civil. A colaboração de todos é essencial para enfrentar este desafio e proteger a cidade de possíveis inundações.
Com informações de Arthur Cipriani
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan