Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Advocacia de Bolsonaro solicita a anulação da delação de Cid após divulgação de informações

Advocacia de Bolsonaro solicita a anulação da delação de Cid após divulgação de informações

Defensores do ex-presidente alegam que o tenente-coronel infringiu o acordo ao comentar sobre seu depoimento em sua conta do Instagram.

Por: Redação ZéNewsAi

16/06/2025 21:21

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) a anulação da benção premiada do tenente-coronel Mauro Cid, com base em mensagens que sugeririam a falsidade em seu depoimento à Corte.

Os advogados sustentaram que as conversas, divulgadas pela revista Veja, evidenciam o descumprimento do acordo, uma vez que se demonstra o fato de que o denunciado violou o sigilo imposto em seu prazo, bem como prestou declarações falsas na audiência em que foi interrogado, o que justifica a rescisão.

No depoimento de Cid no STF, o advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, indagou se o militar mencionara contato com outras pessoas via Instagram. O tenente-coronel negou. Em seguida, Vilardi perguntou se ele conhecia o perfil “Gabriela”. O militar afirmou que Gabriela é o nome de sua esposa, porém, desconhecia a conta.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

A reportagem, publicada na quinta-feira (12.jun), apresenta capturas de tela que demonstram conversas entre o ex-ajudante de ordens e uma pessoa próxima a Bolsonaro. De acordo com a Veja, o militar utilizou o perfil @gabrielar702 no Instagram para discutir os detalhes do escândalo.

Se o relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, não anular a decisão, os advogados intensificaram o pedido da defesa do general Walter Braga Netto, apresentado na sexta-feira (13.jun), para determinar que a Meta forneça mais informações sobre o perfil atribuído a Cid.

A acusação busca confirmar a autenticidade das mensagens veiculadas pela revista Veja e a identidade do indivíduo responsável por elas.

Os dados complementariam a decisão de Moraes, que ordenou que a Meta mantivesse os dados do perfil e enviasse informações detalhadas sobre o usuário. A empresa tem até segunda-feira (16.jun) para cumprir a determinação.

A solicitação integra as diligências complementares, fase da instrução penal em que as defesas dos réus podem requerer medidas ou informações adicionais no processo.

Ademais dos pedidos referentes à quitação de Cid, a defesa do ex-presidente também solicitou a prorrogação do prazo para apresentar as provas complementares após a delação do colaborador.

Os advogados apontaram artigos do Código de Processo Penal e do Regimento Interno do STF que indicam que os prazos de manifestação que as defesas devem iniciar contam-se a partir do prazo concedido ao réu delator.

Solicitaram acesso aos dados armazenados em nuvem dos dispositivos que sofreram vazamento em outras investigações da Polícia Federal. Os processos investigam o vazamento de informações sobre urnas eletrônicas e a inserção de dados falsos em cartões de vacinação, este último já foi encerrado.

Outras solicitações.

A defesa do almirante Almir Garnier também apresentou pedidos de diligências complementares. Solicitou que Moraes envie ofício ao Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil para informar a data em que foi expedida a ordem para autorizar a operação Formosa 2021.

A manobra envolveu um exercício de demonstração de veículos blindados ocorrido em 10 de agosto de 2021, na mesma data em que a Câmara dos Deputados votava a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do voto impresso.

Durante os interrogatórios, o almirante foi questionado sobre o treinamento militar. Ele respondeu que os eventos terem ocorrido no mesmo dia foi uma “coincidência” e que o treinamento estava programado antes da data da votação.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
delação premiadaescândalo urnas eletrônicasJair BolsonaroMauro CidSTF
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!