Nikolas Ferreira protocolou ação que requer à Corte a determinação da Casa Legislativa sobre a criação imediata do colegiado.
O ministro Luiz Fux conduzirá, no Supremo Tribunal Federal (STF), um recurso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) que busca determinar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as fraudes no INSS.
O deputado da oposição ao governo Lula apresentou um pedido de segurança no Supremo, alegando que a Corte tem jurisprudência para determinar que a Câmara criasse a CPI imediatamente, como ocorreu na época da pandemia.
A oposição protocolou, no último mês, um requerimento para a criação de uma CPI que investigue fraudes nos descontos da folha de pagamento de aposentados. O pedido possui o número mínimo de assinaturas exigido, porém depende de uma decisão de Hugo Motta.
Hugo deferiu o pedido após justificar que, anteriormente a qualquer decisão, examinará a instalação dos projetos pendentes. Existe uma lista de 14 projetos que aguardam instalação na Câmara.
Conforme o regulamento, somente cinco Comissões Parlamentares de Inquérito podem estar em funcionamento ao mesmo tempo. Atualmente, a Câmara não possui nenhuma em atividade.
Em caso de não avançar do projeto, a oposição buscou protocolar um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, composta por membros da Câmara e do Senado.
A discussão no Congresso sobre a criação da CPMI ficará para junho, informou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Ele rejeitou a realização de uma sessão exclusiva para a leitura do requerimento do colegiado.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!