Aeroportos brasileiros obtêm nota 4,44 em uma escala de 1 a 5

O Ministério de Portos e Aeroportos realizou entrevistas com 25 mil passageiros durante o primeiro trimestre de 2025.

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(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério de Portos e Aeroportos divulgou nesta sexta-feira (9.mai.2025) os resultados de uma pesquisa nacional sobre a qualidade dos serviços nos aeroportos do Brasil. O levantamento, realizado no primeiro trimestre, apontou um índice geral de aprovação de 4,44 em uma escala de 1 a 5.

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Mais de 25 mil pessoas foram entrevistadas nos principais terminais do país nos três primeiros meses de 2025. A avaliação contemplou 17 indicadores de desempenho, como acessibilidade, limpeza, check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

Na escala aplicada, 1 significa “muito ruim” e 5 representa “muito bom”. O estudo categorizou os terminais em três classes de acordo com o volume de passageiros: grande porte (acima de 10 milhões), médio porte (entre 5 e 10 milhões) e pequeno porte (até 5 milhões).

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Entre os aeroportos de grande porte, Brasília alcançou a melhor avaliação, com nota 4,54. Congonhas ficou em segundo lugar com 4,51, seguido por Guarulhos com 4,49. Galeão e Campinas também receberam boas avaliações, com 4,31 e 4,40, respectivamente.

Em tamanho médio, Curitiba liderou com 4,42, seguido por Fortaleza (4,41) e Recife (4,40). Entre os terminais menores, Florianópolis alcançou 4,08, enquanto Maceió e Vitória empataram com 4,06.

O estudo não especificou quais indicadores foram mais bem ou mal pontuados entre os 17 analisados. Não foram apresentados também dados comparativos com avaliações de anos anteriores.

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O Ministério deverá utilizar os resultados para direcionar as próximas melhorias na infraestrutura e nos serviços dos terminais brasileiros. O comunicado sobre a pesquisa não detalhou ações específicas a serem colocadas em prática.

O ministro Silvio Costa Filho, da Pasta de Portos e Aeroportos, comentou sobre os resultados. “Os resultados da pesquisa indicam que estamos progredindo na qualidade dos aeroportos. Estamos trabalhando para assegurar uma experiência segura e eficiente para todos os passageiros”, declarou.

Aqui está a classificação dos aeroportos:

Fonte: Poder 360

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