Afogamento na costa do Iêmen causa a morte de pelo menos 60 pessoas
O diretor da OIM no Iêmen afirmou que 12 indivíduos foram salvos e que muitos continuam desaparecidos.

No mínimo 60 imigrantes faleceram após um navio com aproximadamente 157 indivíduos naufragar na costa do Iêmen, na segunda-feira (3.ago.2025), em razão das condições climáticas adversas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor da OIM no Iêmen, Abdusattor Esoev, informou à BBC que a embarcação naufragou na província de Abyan, no sul do país, e que pelo menos 68 corpos foram recuperados. Ele declarou que 12 pessoas foram resgatadas e dezenas ainda estão desaparecidas.
A Organização Internacional das Migrações afirmou que a maioria das vítimas são cidadãos etíopes, classificando o incidente como “devastador”.
LEIA TAMBÉM:
● Corinthians e Nike estendem parceria até o ano de 2035
● Lula recebe em audiência descendente de Fidel Castro no Palácio do Planalto
● Departamento de Estado dos EUA impede entrada de atletas trans que disputam em competições como atletas transgêneros
Até o momento, 54 migrantes foram localizados em terra firme no distrito de Khanfar, ao sul do país, e 14 corpos foram encaminhados para o necrotério de um hospital em Zinjibar, capital da província de Abyan, informou a agência AP (Associated Press).
O incidente devastador evidencia a necessidade urgente de mecanismos de proteção reforçados para imigrantes que realizam viagens perigosas, frequentemente facilitadas por contrabandistas desonestos que exploram o desespero e a vulnerabilidade, afirmou Esoev.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O chefe da OIM no Iêmen afirmou que se defende que todos os Estados-membros aprimorem suas vias habituais, para que indivíduos possam imigrar por meios legais, em vez de serem detidos ou ludibriados por traficantes e enfrentarem jornadas perigosas.
O Iêmen é um país de trânsito popular para muitos imigrantes que se dirigem para a Arábia Saudita, em busca de melhores oportunidades. A OIM estima que centenas morreram ou desapareceram em naufrágios nos últimos meses.
Em março, dois barcos transportando mais de 180 migrantes naufragaram na costa do distrito de Dhubab, no Iêmen, em razão das fortes ondas marítimas. Foram salvos apenas dois tripulantes, enquanto os passageiros não foram localizados.
Apesar dos perigos, um grande número de imigrantes segue em direção ao Iêmen, com mais de 60.000 indivíduos chegando ao país apenas em 2025, de acordo com a BBC.
Um navio com a bandeira da Turquia foi registrado resgatando indivíduos com a ajuda de boias. O vídeo foi divulgado e compartilhado nas redes sociais.
Acompanhe o vídeo do resgate.
Mais de 68 migrantes etíopes morreram e outras 74 pessoas estão desaparecidas após o naufrágio de um barco na costa do Iêmen.
Siga: https://t.co/7Dg3b41hTx
PressTV Extra (@PresstvExtra) 4 de agosto de 2025
Fonte por: Poder 360