Agência e Defesa formalizam parceria para impulsionar o setor de defesa

A cooperação técnica define 4 eixos de atuação para impulsionar empresas do setor e fomentar a independência tecnológica.

24/06/2025 15h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Screenshot

A ABDI e o Ministério da Defesa assinaram na terça-feira acordo de cooperação técnica para fortalecer a BID. A cerimônia ocorreu no gabinete do ministro José Múcio Monteiro, em Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Acordo de Cooperação Técnica número 2 de 2025 define 4 eixos de atuação conjunta. A parceria visa diminuir a dependência de armamentos estrangeiros e fomentar a autonomia tecnológica nacional.

O primeiro eixo versa sobre a modelagem de offset oferecido, mecanismo de compensação utilizado por fornecedores de produtos e serviços de defesa no mercado internacional. O segundo aborda a modelagem Gov-to-Gov para exportações no setor.

LEIA TAMBÉM:

O terceiro eixo foca na análise e no acompanhamento da base industrial de defesa, com estudos qualitativos e quantitativos de segmentos específicos. O quarto estabelece assessoria técnica em compras públicas para inovação.

A iniciativa incorpora a Missão 6 da Nova Indústria Brasil, política do governo que engloba o desenvolvimento do setor como um objetivo estratégico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O suporte técnico será realizado pela Hubtec, escritório especializado desenvolvido pela ABDI para apoiar gestores públicos na execução de compras públicas focadas em inovação.

O presidente da ABDI, Ricardo Capelli; a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da agência, Perpétua Almeida; e o ministro da Defesa, participaram da cerimônia.

A indústria de defesa engloba o conjunto de empresas públicas ou privadas envolvidas em pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.