Agência Espacial Europeia Satélite cairá na Terra amanhã tarde - ZéNewsAi

Agência Espacial Europeia Satélite cairá na Terra amanhã tarde

20/02/2024 às 18h45

Por: José News
Imagem PreCarregada

A Agência Espacial Europeia (ESA na inciaisi em Inglês) anunciou que um de seus satélites, o Heritage European Remote Sensing 2 (ERS-2), que está em atividade na órbita terrestre desde 1995 e foi desativado em 2011, deverá cair na Terra até a próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro. Espera-se que o objeto entre e queime naturalmente na atmosfera do planeta pela manhã

Continua depois da publicidade

O Escritório de Detritos Espaciais da agência europeia está acompanhando o satélite de observação da Terra em parceria com uma rede de vigilância internacional. A previsão é que ele entre na atmosfera às 6h14 ET (8h14 no horário de Brasília), porém há uma margem de 15 horas de incerteza. O site da agência mostrará a posição atualizada do satélite em tempo real.

Apesar de o horário estar mais ou menos determinado, o local onde ocorrerá a queima ainda é incerto, pois “a reentrada da espaçonave é ‘natural’, sem a possibilidade de realizar manobras, é impossível saber exatamente onde e quando ela irá reentrar na atmosfera e começará a queimar”, diz um comunicado da ESA.

Qual é o satélite que irá cair na Terra?

Conforme informações obtidas no site da ESA, o ERS-2 foi lançado quatro anos depois do ERS-1, trazendo consigo tecnologias avançadas para observação da Terra. Esses satélites carregavam diversos instrumentos, como um radar de imagem de abertura sintética e um altímetro. Esses equipamentos foram considerados bastante modernos na época.

Além disso, o equipamento tinha outros sensores avançados para medir a temperatura da superfície dos oceanos, os ventos no mar e um sensor adicional para medir o ozônio atmosférico, o que se revelou muito importante.

LEIA TAMBÉM:

Em uma época em que ainda não se falava sobre o aquecimento global, os dois satélites coletaram informações importantes sobre o derretimento do gelo nos polos da Terra, mudanças na superfície terrestre, aumento do nível do mar e a composição química da atmosfera. Além disso, os ERSs também foram usados para monitorar desastres naturais, como enchentes e terremotos em diferentes partes do mundo.

Como ocorrerá a queda do satélite na Terra?

Imagens capturadas recentemente pela empresa australiana HEO para a Agência Espacial do Reino Unido.

O Heritage ERS-2 tem uma massa estimada pela ESA em 2.294 kg após esgotar seu combustível. No entanto, asseguram os especialistas da agência, essa estrutura é parecida com a de outros detritos espaciais que ingressam na atmosfera do nosso planeta a cada semana ou mais.

De acordo com a ESA, o satélite irá se dividir quando atingir a altitude de 80 km acima da Terra. A maioria dos pedaços vai queimar na atmosfera, mas alguns podem chegar à Terra, sem substâncias perigosas, e devem cair no oceano.

Gostou do conteúdo? Fique ligado no caderno de Ciência do nosso portal para se manter atualizado. Até logo!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.