Agentes da Abin fraudularam processo licitatório para formar empresa de vigilância
O Supremo Tribunal Federal divulgou o relatório nesta quarta-feira.

Agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que estavam envolvidos em um processo administrativo disciplinar utilizaram informações sobre o sistema de espionagem “First Mile” para praticar chantagem e evitar serem desligados do serviço.
Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki apresentavam defesa em relação a processo por “graves infrações administrativas”, abrangendo improbidade, conflito de interesses e violação do regime de dedicação exclusiva, devido à gestão de empresa privada em nome de familiares.
A operação ocasionou atos ilegais e de obstrução por parte da alta gestão da ABIN na época (ALEXANDRE RAMAGEM e CARLOS AFONSO), como a anulação indevida do PAD, a tentativa de “legalização” extemporânea do First Mile e a concessão de licenças para tratar de interesses particulares.
Leia também:

Alexandre Frota perde mandato e encerra disputa política após caso Wyllys

Moro é réu no STF: Primeira Turma mantém acusação por acusações contra Gilmar Mendes

Celso Sabino sob risco de expulsão do União Brasil após manobra política
A estratégia se estendeu até o término do governo anterior. Em outubro de 2023, os dois funcionários foram desligados do serviço público.
Eles também estiveram envolvidos na Operação Última Milla. Na ocasião, houve buscas e apreensão na sede da Abin, que empregou um sistema de espionagem israelense para monitorar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), jornalistas e oposição ao governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
O sistema empregado pela Abin permite identificar indivíduos por meio de dispositivos móveis.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)