Milhares de agricultores poloneses protestam em Varsóvia contra acordo UE-Mercosul! Presidente Nawrocki e PM Tusk se posicionam contra o tratado. Conflitos e resistência!
Milhares de agricultores poloneses se reuniram em Varsóvia nesta sexta-feira (9) para expressar sua oposição ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. A manifestação contou com o apoio do presidente Karol Nawrocki e do governo, liderado pelo primeiro-ministro Donald Tusk, que se posicionaram contra o tratado.
A mobilização começou após a divulgação do resultado da votação em Bruxelas, que deu luz verde à assinatura do acordo.
Tratores que estavam estacionados nos arredores da capital polonesa se dirigiram ao centro da cidade assim que o resultado da votação foi anunciado. No entanto, a polícia impediu a entrada dos tratores no centro da cidade, devido à proibição do prefeito, que havia autorizado apenas uma manifestação a pé.
Essa situação gerou confrontos e incidentes violentos.
Durante o dia, membros do governo polonês reiteraram sua posição contrária à assinatura do tratado. O ministro da Agricultura, Stefan Krajewski, por exemplo, declarou que o governo estava ao lado dos agricultores. O porta-voz da presidência, Mateusz Kotecki, anunciou que o Palácio Presidencial daria apoio jurídico aos agricultores, visando protegê-los de possíveis provocações.
O presidente Karol Nawrocki, que se reuniu com representantes de sindicatos agrícolas, propôs uma lei para “manter a função produtiva do campo”. Além disso, ele anunciou a intenção de recorrer ao Tribunal Constitucional para tentar impedir a aplicação do acordo com o Mercosul na Polônia.
A Polônia mantém uma postura firme contra o acordo, juntamente com outros países como França, Irlanda, Hungria e Áustria.
A resistência ao acordo UE-Mercosul se estendeu a outros países europeus. Produtores rurais na França também realizaram mobilizações nesta quinta-feira (8) para pressionar seus governos. Em Berlim, agricultores alemães bloquearam rodovias e acessos à cidade, com o apoio de organizações como a Associação de Agricultores de Brandemburgo e o movimento “O campo conecta”.
Os manifestantes argumentam que o acordo expõe o setor agrícola alemão a uma concorrência desigual, exigindo menor carga tributária e maior proteção do mercado doméstico.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!