Alcione promete “macumbinha” e Boulos rebatiza copo americano de “Zeca Pagodinho”
As afirmações feitas com humor tiveram grande alcance nas redes sociais.

A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou reações de alguns brasileiros que responderam com humor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na próxima segunda-feira (2), a cantora Alcione declarou que realizará uma “macumba”, termo que se refere aos rituais espirituais nas religiões de matriz africana, para que o republicano deixe o Brasil em paz.
Desejo enviar uma mensagem para Trump: ele deve permitir que o Brasil esteja em paz. “Larga o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso”, declarou em tom bem-humorado durante uma entrevista ao programa É de Casa, da TV Globo.
LEIA TAMBÉM:
● Haddad busca contato com secretário do Tesouro americano e busca facilitar o diálogo entre Lula e Trump
● Impor impostos aos mais ricos assegura equidade fiscal para os trabalhadores rurais e urbanos
● A produção brasileira de petróleo e gás natural atingiu um patamar histórico em junho
“Eu hoje saindo daqui vou fazer uma oração pelo Trump. Aqui nesse país existe uma coisa que ele não tem aqui, a fé. Será que a fé deles é boa? Vou fazer uma oração para que ele deixe o Brasil em paz”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) apelidou o copo americano de “copo Zeca Pagodinho” em publicação nas redes sociais.
“Americano, não. Aqui é Brasil. Este é o copo Zeca Pagodinho. Vou contar uma história para vocês: quando os Estados Unidos atacaram o Iraque, e a França não quis ir junto com eles para a guerra, os Estados Unidos ficaram com raiva e bravos e mudaram o nome da batata frita, que lá chama french fries (batata francesa) para freedom fries (batata da liberdade).”
“Agora que os Estados Unidos estão atacando o Brasil, é a nossa vez de dar o troco”, continuou Boulos. “Se você olha para esse copo, você pensa em americano? Isso aqui é a cara do Brasil, gente. Isso aqui é samba, é pagode. Por isso, está rebatizado: é o copo Zeca Pagodinho”, concluiu o parlamentar.
A chantagem
Na última quarta-feira, 31 de julho, Donald Trump assinou uma ordem executiva que institui tarifa adicional de 50%, correspondente a 40% sobre produtos brasileiros, somando a sobretaxa de 10% já anunciada em abril deste ano. A partir da próxima quarta-feira, 6 de agosto, a medida entrará em vigor.
Alguns produtos não estão sujeitos à tributação por serem considerados indispensáveis na produção dos Estados Unidos. Dentre eles, destacam-se o petróleo bruto, o suco de laranja concentrado, aviões comerciais e suas partes, além de medicamentos, reagentes imunológicos, instrumentos de uso médico-cirúrgico e chapas finas de aço inoxidável. Contudo, setores estratégicos do extrativismo e da agricultura permanecem sujeitos à tarifa, como o café, a carne, a soja, o azeite, o mel, as frutas in natura e o cacau.
O governo Trump afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo perseguido pelo Judiciário brasileiro, apesar do elevado número de evidências de seu envolvimento no plano de golpe após perder as eleições de 2022. Especialistas argumentam que, além de eximir o político de extrema direita de responsabilidades, os Estados Unidos teriam interesses em obter vantagens ilegais para adquirir terras raras e financeiras, com foco no sistema Pix, entre outros.
Fonte por: Brasil de Fato