Alckmin indica promover pacote de medidas para combater o aumento tarifário nesta semana
Incluem-se incentivos fiscais, aquisições governamentais, financiamento com subsídios e a expansão para novos mercados.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, indicou nesta quarta-feira (6 de agosto de 2025) que apresentará ainda nesta semana aos prefeitos as medidas para mitigar os impactos da tarifação dos Estados Unidos sobre produtos como frutas, café e calçados, além da siderurgia. A questão foi discutida em reunião com uma comitiva da FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), na sede do ministério.
Preveem-se entre as medidas aventadas no plano de contingência:
O Poder360 constatou que Alckmin informou aos prefeitos que a questão do impasse com frutas e calçados “não é tão simples”. A taxa adicional sobre diversos desses produtos foi implementada nesta quarta-feira (6 de agosto).
Leia também:
Cloudflare enfrenta instabilidade global após apagões e afeta sites como Spotify e PayPal
Shopping Best Tatuapé: Queda, Abandono e Mistérios que Assombram São Bernardo
Palmeiras: Weverton Aprimora Recuperação e Retoma Treinos com Expectativa!
O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando (União Brasil), compareceu ao evento e assegurou que Alckmin faria o anúncio de que essas ações seriam apresentadas aos municípios nesta semana. Ele declarou existir uma “urgência” para solucionar o problema de produtos perecíveis, como manga e uva, que seriam exportados para os Estados Unidos nesta semana na região do Vale do São Francisco, polo produtor da fruticultura.
São 2.500 contêineres de manga e mais de 900 contêineres de uva. Isso dá mais de US$ 90 milhões que seriam exportados e que seriam revertidos em receita para o Vale do São Francisco e para a Petrolina. Vale salientar que 1/3 da população de Petrolina depende diretamente da fruticultura irrigada e esses contratos já tinham sido firmados para começar a colheita agora, no início de agosto.
A prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão (PT), é secretária-geral da FNP. Ela declarou ter informado Alckmin sobre os “efeitos extremamente danosos” da tarifização aos municípios, com riscos a empregos, perda de arrecadação e de mercado de diversos produtos.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)