O diretor Kleber Mendonça Filho, 56 anos, é um dos nomes mais relevantes do cinema brasileiro. Reconhecido por sua visão crítica e genuína, o cineasta desenvolve narrativas que combinam realismo, tensão política e um forte senso de identidade cultural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a exibição de “O Agente Secreto”, primeiramente no Festival de Cannes, na França, Kleber Mendonça Filho retorna a atrair a atenção do público e da crítica.
Dirigido por Wagner Moura (“Guerra Civil”), o mais recente filme recebeu aclamação da crítica especializada. A obra se ambienta no Brasil dos anos 70, onde Marcelo, um profissional de tecnologia com mais de 40 anos, busca escapar. Ele chega a Recife durante a semana do carnaval, na expectativa de encontrar seu filho, mas constata que a cidade dista muito do refúgio pacífico que almejava.
LEIA TAMBÉM!
Apesar do sucesso inicial da obra, o cineasta possui um conjunto de filmes que merecem ser explorados.
Explore os filmes de Kleber Mendonça Filho
Recife Frio (2009)
Um meteorito atinge Recife, e a cidade começa a registrar temperaturas baixas. A área passa a sofrer com os efeitos desse evento incomum, incorporando até pinguins à sua região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Recife Frio” está disponível na Prime Video.
“O Som ao Redor” (2012)
“O Som ao Redor” mostra a vida de pessoas de classe média em um bairro de Recife, com a chegada de uma empresa de segurança privada impactando a rotina. O filme recebeu elogios em nível internacional e figurou em listas de melhores filmes de 2012, incluindo a do The New York Times.
“O Som ao Redor” está disponível na Netflix.
Água, 2016
Com Sonia Braga em destaque, Aquarius narra a história de Clara, uma jornalista reformada que se opõe à pressão de uma construtora que deseja adquirir seu imóvel. O filme, similar a “O Agente Secreto”, recebeu indicações à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Você pode assistir “Aquarius” na Netflix.
Bacurau (2019)
Bacurau combina elementos do faroeste, ficção científica e crítica social. A história se desenvolve em um povoado do sertão brasileiro que começa a enfrentar ataques inexplicáveis após ser removido dos mapas. O filme recebeu o Prêmio do Júri em Cannes e tornou-se um símbolo de resistência cultural e política.
“Bacurau” está disponível na Globoplay.
“Retratos Fantasmas” (2023)
O documentário “Retratos Fantasmas” examina os antigos cinemas de rua de Recife, abordando memórias, arquivos e a transformação da cidade. Recebeu elogios da crítica e foi exibido em festivais como Cannes e Toronto.
Para assistir “Retratos Fantasmas” está disponível na Netflix.
Fonte: CNN Brasil