A Justiça alemã anunciou, na quarta-feira 21, o desmantelamento de uma célula de extremistas de direita violentos e a prisão de cinco jovens suspeitos de cometer e planejar ataques contra refugiados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os suspeitos, que eram menores de idade na época dos fatos, pertencem a uma organização terrorista de extrema-direita cujo objetivo é provocar o colapso do sistema democrático por meio de atos de violência direcionados principalmente contra imigrantes e opositores políticos, afirmou o Ministério Público em um comunicado.
A partir de meados de abril de 2024, esse grupo minoritário é suspeito de ter cometido pelo menos dois ataques na região leste da Alemanha nos últimos meses.
LEIA TAMBÉM!
● Brasil assumirá a presidência de um grupo de trabalho na discussão da ONU sobre a resolução do conflito entre Palestina e Israel
● Senadores dos EUA alertam Paramount sobre denúncias de irregularidades em negociações com Trump
● Decisão de execução de Maradona adiada devido a questionamentos à magistrada
Em outubro, um centro cultural com a presença de diversas pessoas foi alvo de um incêndio.
Em janeiro, tentaram disparar contra um centro de recepção para requerentes de asilo e grafitar frases como “Ausländer raus” (Estrangeiros fora) e “Deutschland den Deutschen” (Alemanha para os alemães).
Os atos não resultaram em feridos, declarou o Ministério Público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A célula, denominada Letzte Verteidigungswelle (“última onda de defesa”), via-se como “a última linha de defesa da nação alemã” e planejou “ataques incendiários e atentados com explosivos contra abrigos de solicitantes de asilo e instituições políticas de esquerda, que poderiam ter resultado em mortes”.
Fonte: Carta Capital