Alemanha: Milhares de manifestantes exigem a proibição do partido de extrema-direita AfD

Ocorreram manifestações em múltiplas cidades do território nacional.

11/05/2025 14h29

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Milhares de pessoas protestaram na Alemanha neste domingo, 11, exigindo a proibição do partido de extrema-direita AfD após o serviço de inteligência classificá-lo como um “grupo extremista”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os manifestantes saíram às ruas em mais de 60 cidades, de Colónia a Hamburgo, incluindo a capital Berlim, onde a polícia informou a presença de aproximadamente 3 mil pessoas.

A manifestação foi convocada pelo grupo de associações Zusammen gegen Rechts (“Juntos Contra a Direita”).

Leia também:

A AfD não é um partido normal e não deve ser tratado como tal. É hora de considerar seriamente a proibição do partido, declarou o grupo em seu site.

Em Berlim, a manifestação se realizou na Porta de Brandemburgo, reunindo, segundo os organizadores, mais de 7 mil pessoas e, segundo a polícia, 3 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A multidão gritava “Todos juntos contra o fascismo!” com bandeiras de arco-íris e cartazes.

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) alcançou 20% dos votos nas últimas eleições legislativas.

Com poucos dias antecedendo a posse do novo chefe de Governo, Friedrich Merz, que lidera uma coalizão de conservadores e social-democratas, o serviço de inteligência interna (BfV) classificou o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) como um grupo “extremista de direita” que poderia representar uma ameaça à democracia.

A Agência Federal de Segurança Interna (BfV) suspendeu temporariamente a classificação, aguardando a decisão judicial do partido.

A decisão provocou tensões políticas na Alemanha e internacionalmente, notadamente com os Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump manifestou apoio ao partido AfD.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.