Alerta Climático Urgente: Tempestades e Onda de Calor Ameaçam o Brasil no Ano Novo!

Alerta clima extremo no Brasil! Inmet emite alertas de tempestades e onda de calor para diversas regiões antes do Ano Novo. Prepare-se!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (30) um conjunto de alertas climáticos para diversas regiões do Brasil. A principal preocupação é a combinação de riscos de tempestades e ondas de calor que se intensificam com a chegada do Ano Novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta Laranja para Tempestades

Um alerta laranja, que indica “perigo de tempestade”, foi emitido para o último dia de dezembro, abrangendo áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O alerta laranja sinaliza a possibilidade de ventos fortes, com rajadas de até 100 km/hora, além de riscos de granizo, queda de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

As áreas afetadas incluem grande parte de São Paulo, como a região metropolitana, o litoral sul, o Vale do Paraíba Paulista, além de cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. O estado do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana e a Baixada Fluminense, também está sob o alerta laranja, assim como o estado de Minas Gerais e outras regiões de Goiás e Mato Grosso.

LEIA TAMBÉM!

Alerta Vermelho para Onda de Calor

Paralelamente, um alerta vermelho, que representa “perigo de grande onda de calor”, foi ativado às 9h desta terça-feira e se estenderá até o início da noite de quarta-feira (31). As temperaturas estão elevadas, com médias 5ºC acima da média histórica para essa época do ano, e atingirão picos de até 35ºC no estado do Rio de Janeiro e 30ºC em grande parte do estado de São Paulo.

O alerta abrange também o sul e o oeste de Minas Gerais, o sul do Espírito Santo, o leste de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.

O Inmet reforça a importância de precauções, especialmente em relação à onda de calor. Recomenda-se evitar áreas com árvores durante ventos fortes e desligar aparelhos elétricos para evitar sobrecarga no sistema de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do Estadão Conteúdo.

Sair da versão mobile