Alerta do Inmet: Onda de Calor Extrema e Tempestades Assustam Brasil!

Alerta extremo! Inmet emite alertas de calor e tempestades em SP, MG, ES e SC. Chuvas intensas e ventos fortes ameaçam o país. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo devido a ondas de calor e tempestades que afetam diversas regiões do país. Os avisos, válidos até o final da quarta-feira (14), abrangem o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e parte do interior paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As temperaturas podem subir até 5ºC acima da média histórica em algumas áreas, com a expectativa de que essa situação persista por três a cinco dias.

Alerta de Onda de Calor em São Paulo e Região

A capital paulista, que amanheceu com céu nublado e chuvisco na terça-feira (13), enfrenta um alerta de onda de calor. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo projeta máximas de 31ºC para esta terça-feira e 29ºC para quarta-feira, com tempo abafado.

LEIA TAMBÉM!

Regiões como Araraquara, Bauru, Campinas, Itapetininga, Piracicaba, Ribeirão Preto e o Vale do Paraíba também estão sob alerta.

Tempestades e Ventos Fortes no Sul

Enquanto isso, no Sul, o Inmet emitiu um alerta laranja para tempestades, com risco de chuva intensa (entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia), ventos fortes de até 100 km/h, queda de granizo e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

O aviso se estende principalmente aos estados do Paraná e Santa Catarina, mas também afeta alguns municípios do interior paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsão para São Paulo: Chuvas e Alerta

A capital paulista deve registrar chuvas intensas entre quarta e sexta-feira (16), em função da propagação de áreas de instabilidade. A temperatura máxima prevista é de 29ºC. Há alertas para rajadas de vento, queda de granizo, formação de alagamentos, elevação das cotas de rios e queda de árvores.

A previsão indica que a chuva deve persistir até sexta-feira, com temperaturas mais amenas a partir de domingo (18), quando a máxima deve ficar perto dos 30ºC.

Sair da versão mobile