Alerta Vermelho: Risco de Temporais e Chuvas Fortes Atravessam o Brasil em Dezembro!

Brasil em alerta: risco de temporais aumenta em dezembro! Sudeste e Centro-Oeste sob forte ameaça devido a La Niña. Chuvas intensas previstas para SP, RJ e Minas Gerais. Alerta em estados!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Brasil Aumenta Risco de Temporais em Dezembro

O mês de dezembro começou com um aumento significativo no risco de temporais em grande parte do Brasil, com o Sudeste e o Centro-Oeste como as regiões mais afetadas. O fenômeno La Niña, marcado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, é o principal fator que intensifica a ocorrência de chuvas mais fortes no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A combinação de La Niña e as condições climáticas locais geram “corredores de umidade” que resultam em um aumento na frequência de chuvas intensas. Um mapa de risco de temporais indica um alerta de chuva forte em diversos estados brasileiros.

Regiões de Risco Elevado

O mapa de risco aponta para um alerta em áreas específicas. O Sudeste, incluindo a Zona da Mata Mineira, o Leste de Minas Gerais, o interior do Rio de Janeiro, a capital paulista, a região metropolitana de São Paulo e áreas do Espírito Santo, apresenta um risco elevado. Adicionalmente, o Centro-Oeste e o Norte, abrangendo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Acre, também estão sob risco.

LEIA TAMBÉM!

Previsão Climática Detalhada

A previsão climática para esta quarta-feira (3) indica uma persistência de instabilidade. No Sudeste, há projeções de chuvas em Vitória (ES) e no Rio de Janeiro. O Sul, com Santa Catarina e Paraná, também enfrenta instabilidades com potencial para chuvas fortes.

Diferentemente, o Rio Grande do Sul, influenciado pela La Niña, deve ter um tempo mais estável, com chuvas menos frequentes.

Queda nas Temperaturas do Sudeste

As temperaturas devem registrar uma leve queda em algumas capitais do Sudeste. Em São Paulo, que atingiu 30°C na terça-feira (2), a máxima prevista para hoje é de 26°C. Essa redução está relacionada à chegada de uma frente fria, que contribui para a formação de nuvens e a consequente diminuição da temperatura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As máximas em outras capitais, como Cuiabá (29°C), Campo Grande (30°C) e Porto Alegre (28°C), devem permanecer em níveis elevados.

Sair da versão mobile