Alsea busca vender operações do Burger King na América do Sul

Alsea, grupo mexicano, avalia desinvestimento na América do Sul em novo projeto.

04/10/2025 13:27

2 min de leitura

Alsea busca vender operações do Burger King na América do Sul
(Imagem de reprodução da internet).

Alsea Busca Novos Donos para Burger King na Argentina

O grupo mexicano Alsea iniciou o processo de venda da operação Burger King na Argentina. A rede, que compete no mercado de fast food com o McDonald’s e a Mostaza, está incluída em um pacote de desinvestimentos da empresa. A Alsea busca novos investidores para a operação argentina.

Outros Desligamentos da Marca

Além da Argentina, a Alsea também pretende se desfazer da licença da marca Burger King no Chile e no México. A empresa busca atrair interessados, incluindo fundos de investimento, empresas locais do setor de alimentação e grandes players internacionais do setor de fast food.

Venda Concluída na Espanha

A estratégia de desinvestimento já foi implementada em outros países. Em 2023, a Alsea vendeu o Burger King na Espanha, que foi adquirido pelo fundo britânico Cinven. Apesar da saída do negócio de hambúrgueres em alguns mercados, a Alsea continuará presente na Argentina com a operação do Starbucks.

Leia também:

Alsea Não Comenta Rumores

A Alsea afirmou que não faz comentários sobre rumores ou especulações de mercado. A empresa comunica oficialmente através de seus canais institucionais. A EXAME tentou contato com o grupo, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Posição da Zamp no Brasil

A Zamp, que detém a marca Burger King no Brasil, informou que as notícias se referem ao mercado argentino e não possuem relação com a operação brasileira. A empresa se concentra na gestão da marca no país.

Disputa no Mercado Argentino

A disputa pelo consumidor argentino é acirrada. O Burger King chegou ao país em 1989 e possui atualmente 118 restaurantes em 11 províncias. A marca enfrenta desafios como o consumo enfraquecido, a concorrência de redes de frango frito e o crescimento das hamburguerias artesanais.

McDonald’s Lidera o Mercado

O McDonald’s lidera o ranking de participação no mercado argentino, seguido pelo Burger King e pela Mostaza, uma marca nacional que expandiu sua presença em shoppings, estradas e cidades do interior. A competição no setor é intensa.

Potenciais Compradores

Segundo o La Nación, grupos como a DGSA, dona das pizzarias Kentucky, e o fundo Inverlat, que opera as licenças da Wendy’s e da KFC, são considerados potenciais compradores. O equatoriano Int Food, que entrou no mercado em 2018 com a aquisição da Wendy’s e da KFC, também pode estar interessado.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)