Alunos podem ser proibidos de usar celular nas escolas municipais do Rio
11/12/2023 às 16h05
A partir desta segunda-feira (11), vai começar uma consulta pública sobre o possível fim do uso de celulares pelos alunos nas escolas municipais do Rio de Janeiro, durante todo o período escolar.
Queremos ouvir você! Caso queira participar, envie sua opinião através deste link até o dia 10 de janeiro.
Em agosto, um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) já havia proibido o uso de celulares durante as aulas. Após quatro meses das novas regras, a prefeitura planeja estender a medida, proibindo o uso de celulares pelos alunos nos recreios e intervalos entre as aulas a partir do início do ano letivo em 2024.
Os especialistas se pronunciam sobre o assunto
A Secretaria Municipal de Educação usou como justificativa a proibição o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023 da Unesco. Segundo o relatório, o uso sem restrições de celulares prejudica a aprendizagem, a concentração e a saúde das crianças.
O estudo da Unesco indica ainda que o tempo de exposição à tela pode afetar de forma negativa o autocontrole, a estabilidade emocional, causando ansiedade e depressão nas crianças.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
Um pediatra chamado Daniel Becker diz que usar muito o celular pode atrapalhar o aprendizado e a vida social das crianças.
Estamos perdendo algo muito importante: o convívio das crianças. Isso afeta tanto o convívio com os pais como com os amigos. Além disso, estão ocorrendo problemas como transtornos alimentares, ansiedade, depressão, síndrome de pânico, automutilação e até casos de suicídio, tudo isso numa quantidade assustadora na infância.
Celulares já são proibidos em muitos países, como França, Austrália, Itália e alguns estados dos Estados Unidos, como Flórida e Utah. Holanda e Inglaterra também vão passar a proibir o uso de celulares em breve.
O Brasil está entre os países que mais usam redes sociais no mundo, junto com outros dois países. Isso coloca o Brasil no centro de um debate global, e é importante que tomemos medidas para enfrentar este problema. Assim como uma família estabelece limites em casa para educar os filhos, na escola também precisamos fazer o mesmo. É necessário educar e apoiar as crianças nesta nova era em que vivemos. Por isso, as regras são muito importantes, de acordo com o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.
Exceções
A Secretaria Municipal de Educação permite que os alunos usem celular e outros dispositivos eletrônicos para fins educacionais, desde que sejam autorizados, orientados e supervisionados pelos professores.
Os alunos com deficiência ou problemas de saúde podem usar celulares se precisarem deles para monitorar ou auxiliar suas necessidades.
A consulta pública vai ajudar também a pasta a descobrir outras situações excepcionais em que seja necessário que o aluno tenha acesso ao seu próprio dispositivo.