Álvaro Uribe recorre à “oração” após tentar anular sua condenação
Ex-presidente da Colômbia foi considerado culpado por obstruir a Justiça e orquestrar ações com paramilitares.
O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe, condenado por suborno e fraude processual e que cumprirá sua pena nesta sexta-feira (1), garantiu que se refugiará na “oração” e prepara a argumentação para recorrer de sua sentença. Na segunda-feira (28), o popular ex-presidente (2002-2010) foi considerado culpado de obstruir a justiça e manipular paramilitares para evitar que fosse ligado a estas quadrilhas de extrema direita que cometeram uma série de crimes contra civis durante o conflito armado interno.
Na sexta-feira, um juiz determinará por quantos anos o réu deverá cumprir pena na prisão. A defesa de Uribe anunciou que recorrerá desta condenação em primeira instância, e também será definido se o ex-presidente permanecerá livre enquanto se toma a decisão sobre o recurso. “É preciso pensar muito mais na solução do que no problema. Por isso, estou na preparação da argumentação para sustentar o recurso da minha defesa material”, escreveu o ex-presidente de 73 anos no X, em sua primeira reação à sua condenação.
O ex-presidente da Colômbia, que se tornou o primeiro a ser condenado em sua história, garantiu que procura abrigo em seus familiares e “fundamentalmente na oração”.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
Ao recorrerem, os advogados de defesa levarão o caso ao Tribunal Superior de Bogotá, que tem até o dia 16 de outubro para confirmar a condenação ou anulá-la, absolvendo o réu. Caso ultrapasse essa data, o processo será extinto.
Em 2012, Uribe processou o senador de esquerda Iván Cepeda perante a Suprema Corte de Justiça, alegando vínculos de paramilitares presos com o ex-presidente. Em 2018, a corte inverteu a decisão e iniciou uma investigação contra o ex-presidente por manipular testemunhas em prejuízo de Cepeda.
Dois anos depois, Uribe, que na época era senador, renunciou ao mandato em uma manobra que o fez perder o foro privilegiado, o que levou seu caso à justiça comum.
Em 2024 iniciou-se o que a mídia denominou o “júri do século”, e a juíza concluiu que Uribe esteve por trás de uma estratégia para que as testemunhas alterassem suas versões por meio de pressão. O líder político ouviu virtualmente o veredicto de sua residência em Rionegro, localidade próxima a Medellín. Espera-se que ele também se abstenha de assistir presencialmente à audiência de sexta-feira em Bogotá, prevista para as 16h de Brasília.
Com informações da AFP
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)