Ambipar solicita recuperação judicial no Brasil e proteção sob Chapter 11 nos EUA
Enquanto o processo avança no Brasil, a Ambipar protocolou, em 20 de outubro, um pedido de proteção nos Estados Unidos, conforme o Chapter 11.

Ambipar Participações e Empreendimentos solicita recuperação judicial
A Ambipar Participações e Empreendimentos (AMBP3) e sua controlada Environmental ESG Participações protocolaram, na madrugada desta terça-feira, 21, um pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. A decisão foi aprovada com urgência pelo conselho de administração da empresa no mesmo dia.
O pedido surge após a detecção de indícios de irregularidades em contratos de operações de swap realizados pela antiga diretoria financeira, conforme documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa situação resultou na renúncia repentina do diretor financeiro e em solicitações de vencimento antecipado de dívidas por credores, o que pode gerar um efeito cascata sobre outras obrigações do grupo.
Capítulo 11 nos EUA e proteção de ativos
Simultaneamente ao processo no Brasil, a Ambipar também protocolou, em 20 de outubro, um pedido de proteção nos Estados Unidos, sob o Chapter 11, especificamente para sua unidade Ambipar Emergency Response, registrada nas Ilhas Cayman. O processo foi iniciado na United States Bankruptcy Court, no Texas, e não abrange outras empresas do grupo.
Leia também:

Coca-Cola registra lucro de R$ 3,7 bilhões no 3º trimestre, superando expectativas

Netflix se torna referência na nova era do streaming e Wall Street confia em lucros altos

iPhone 17 bate recorde de vendas nos EUA e China, elevando ações da Apple em 4%
De acordo com comunicado da empresa, a recuperação judicial tem como objetivo garantir a continuidade das operações e preservar empregos, contratos e serviços prestados, além de assegurar tratamento justo aos credores. A proposta busca uma reorganização “ordenada e transparente” conforme a Lei nº 11.101/2005.
Assembleia de acionistas será convocada
O conselho da Ambipar também decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para ratificar a decisão de ajuizamento e discutir a instalação do conselho fiscal, bem como a eleição de seus membros.
Apesar da crise, a empresa afirma que suas operações continuam normalmente, com a equipe “plenamente mobilizada” e serviços funcionando nos diversos segmentos em que atua.
Documentos relacionados ao processo estão disponíveis nos sites da companhia, da CVM e da B3.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)