AMD divulga SDK FidelityFX 1.1.4, incluindo FSR 3.1.4 e otimizações para reduzir o efeito fantasma

A FidelityFX SDK 1.1.4 introduz o FSR 3.1.4, diminuindo artefatos no upscaling e aprimorando os recursos de depuração para jogos.

09/05/2025 8h17

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A AMD lançou nesta semana a nova versão do seu FidelityFX SDK, um pacote de desenvolvimento destinado a criadores de jogos que buscam incorporar tecnologias de otimização de imagem e desempenho em seus motores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A versão 1.1.4 do SDK apresenta a atualização FSR 3.1.4, que modifica o comportamento do upscaler ao tratar de ghosting em pixels recém-aparentes na tela, também chamados de pixels desocultos.

A FidelityFX Super Resolution (FSR) é a principal solução da AMD para upscaling, competindo diretamente com o DLSS da NVIDIA. A versão FSR 3.1 é compatível com diversas GPUs e permanece o padrão para a maioria dos usuários.

LEIA TAMBÉM:

A AMD já apresentou o FSR 4, mas esse recurso depende do suporte por meio do driver e necessita de GPUs com arquitetura RDNA4, que ainda não estão disponíveis para o público em geral.

Atualizações técnicas do FSR 3.1.4

A principal alteração no FSR 3.1.4 reside no valor padrão de um parâmetro interno do algoritmo de upscaling: o fMinDisocclusionAccumulation, que foi modificado de 0,333 para -0,333.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A modificação busca diminuir o efeito denominado ghosting, que são imagens ou rastros que surgem quando objetos se movem rapidamente ou aparecem após serem escondidos por outros elementos da cena.

A AMD afirma que essa alteração não implica a introdução de um novo algoritmo, mas sim uma reorganização dos padrões já existentes.

No entanto, a documentação técnica indica que, em uma pequena parcela dos jogos, o novo valor pode causar cintilação de pixels brancos, principalmente em elementos como grama em movimento, necessitando que desenvolvedores ajustem manualmente o parâmetro de acordo com o contexto do jogo.

SDK 1.1.4 apresenta novidades.

Adicionalmente ao FSR atualizado, o FidelityFX SDK v1.1.4 incorpora outras bibliotecas e correções.

A nova versão também introduz algumas extensões menores na API do FSR, sem comprometer a compatibilidade com versões anteriores.

O download gratuito do SDK oferece exemplos de código, documentação e ferramentas para a integração do FSR 3.1.4 e de outras bibliotecas do ecossistema FidelityFX.

A AMD anuncia avanços em sua tecnologia de processadores.

Criadores de modificações desenvolvem método para habilitar AMD FSR 4 em jogos compatíveis com DLSS 2 e XeSS.

Fonte: Adrenaline

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.