AMD divulga SDK FidelityFX 1.1.4, incluindo FSR 3.1.4 e otimizações para reduzir o efeito fantasma

A FidelityFX SDK 1.1.4 introduz o FSR 3.1.4, diminuindo artefatos no upscaling e aprimorando os recursos de depuração para jogos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A AMD lançou nesta semana a nova versão do seu FidelityFX SDK, um pacote de desenvolvimento destinado a criadores de jogos que buscam incorporar tecnologias de otimização de imagem e desempenho em seus motores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A versão 1.1.4 do SDK apresenta a atualização FSR 3.1.4, que modifica o comportamento do upscaler ao tratar de ghosting em pixels recém-aparentes na tela, também chamados de pixels desocultos.

A FidelityFX Super Resolution (FSR) é a principal solução da AMD para upscaling, competindo diretamente com o DLSS da NVIDIA. A versão FSR 3.1 é compatível com diversas GPUs e permanece o padrão para a maioria dos usuários.

LEIA TAMBÉM!

A AMD já apresentou o FSR 4, mas esse recurso depende do suporte por meio do driver e necessita de GPUs com arquitetura RDNA4, que ainda não estão disponíveis para o público em geral.

Atualizações técnicas do FSR 3.1.4

A principal alteração no FSR 3.1.4 reside no valor padrão de um parâmetro interno do algoritmo de upscaling: o fMinDisocclusionAccumulation, que foi modificado de 0,333 para -0,333.

A modificação busca diminuir o efeito denominado ghosting, que são imagens ou rastros que surgem quando objetos se movem rapidamente ou aparecem após serem escondidos por outros elementos da cena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AMD afirma que essa alteração não implica a introdução de um novo algoritmo, mas sim uma reorganização dos padrões já existentes.

No entanto, a documentação técnica indica que, em uma pequena parcela dos jogos, o novo valor pode causar cintilação de pixels brancos, principalmente em elementos como grama em movimento, necessitando que desenvolvedores ajustem manualmente o parâmetro de acordo com o contexto do jogo.

SDK 1.1.4 apresenta novidades.

Adicionalmente ao FSR atualizado, o FidelityFX SDK v1.1.4 incorpora outras bibliotecas e correções.

A nova versão também introduz algumas extensões menores na API do FSR, sem comprometer a compatibilidade com versões anteriores.

O download gratuito do SDK oferece exemplos de código, documentação e ferramentas para a integração do FSR 3.1.4 e de outras bibliotecas do ecossistema FidelityFX.

A AMD anuncia avanços em sua tecnologia de processadores.

Criadores de modificações desenvolvem método para habilitar AMD FSR 4 em jogos compatíveis com DLSS 2 e XeSS.

Fonte: Adrenaline

Sair da versão mobile