ROCm 7 inclui suporte para GPUs Radeon e Windows, para aplicações de inteligência artificial em computadores pessoais.
O evento Advancing AI 2025 da AMD apresentou diversos anúncios. Um dos pontos principais da empresa foi o ROCm 7, a versão mais recente de seu software stack para trabalho com inteligência artificial. A empresa garante uma média de 3,5 vezes mais desempenho em modelos de IA, apenas com a atualização da plataforma.
A principal barreira para a AMD em sua disputa com a NVIDIA no mercado profissional de IA é o ecossistema CUDA, que é amplamente adotado pelas empresas. Por consequência, a fabricante das Radeon desenvolveu avanços significativos com o ROCm 7.
A tabela abaixo demonstra os ganhos de desempenho com a atualização em GPUs Instinct MI300X. Assim, apenas ao passar para a nova versão do ROCm, a performance de inferência em modelos de IA mais que triplica. O desempenho em treinamento também apresenta um ganho expressivo.
A própria desenvolvedora do produto, ao apresentar gráficos de desempenho, costuma mostrar os cenários mais favoráveis. Com o ROCm 7 e sua GPU mais recente, a Instinct MI355X, a AMD alcança 30% de melhor desempenho no DeepSeek R1 em comparação com as B200 com CUDA.
Uma outra novidade relevante do ROCm 7 é que agora o stack suporta GPUs Radeon no Windows. Isso se aplica tanto a placas de vídeo dedicadas quanto gráficos integrados em APUs.
A partir do segundo semestre de 2025, usuários de computadores poderão utilizar LLMs para IA localmente em seus sistemas. Contudo, é necessário que o processador seja da AMD Ryzen.
É relevante destacar que a compatibilidade com RDNA 4 no ROCm só ocorreu após as críticas à demora da AMD em fornecer suporte, sendo a chegada da compatibilidade no ROCm 6.4.1, após a participação da AMD na Computex 2025.
O ROCm 7, além de otimizar o desempenho e o suporte em computadores pessoais, introduz novos recursos para o treinamento de inteligência artificial e amplia significativamente suas capacidades de inferência com a tecnologia.
A AMD ressalta avanços em frameworks e novos recursos de paralelização. Adicionalmente, a versão mais recente do ROCm 7 consegue processar dados avançados em FP8, FP6, FP4 e formatos de precisão mista.
O conjunto de softwares já está disponível na forma de versão preliminar para desenvolvedores e sua disponibilidade se ampliará progressivamente ao longo do ano.
VideoCardz, Tomâs Hardware
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!