Ana Tomazelli alerta: 10 passos para o bem-estar no fim do ano

Ana Tomazelli alerta sobre ansiedade no fim de ano. Psicanalista ressalta a importância do autocuidado e sugere 10 passos para o bem-estar emocional

27/11/2025 22:02

1 min de leitura

Ana Tomazelli alerta: 10 passos para o bem-estar no fim do ano
(Imagem de reprodução da internet).

O Fim de Ano: Mais do que Festas e Reencontros

As festas de fim de ano são sinônimo de celebração, descanso e, para muitos, a oportunidade de reunir amigos e familiares. No entanto, esse período também pode trazer consigo um aumento na ansiedade, sobrecarga emocional e até mesmo exaustão. A psicanalista e presidente do Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino (Ipefem), Ana Tomazelli, alerta para a importância de práticas intencionais de cuidado emocional nesse período.

Complexidades Emocionais

O fim do ano desperta uma gama de sentimentos, sensações e estimula diversas camadas emocionais. Para algumas pessoas, é um momento de alegria, festa, encontros e confraternização, enquanto para outras pode ser marcado por balanço, luto, fadiga ou expectativas frustradas.

Reconhecer essa complexidade e entender que esses são sentimentos humanos, comuns a todos nós, já é um ato de autocuidado.

Leia também:

Pressões e Sobrecarga

O acúmulo de demandas profissionais, a pressão por metas, o excesso de confraternizações e a relação com familiares e amigos podem tornar esse período especialmente sensível. Em um cenário de hiperconectividade e produtividade constante, o período de recesso corre o risco de perder o caráter de pausa e passa a ser vivido como extensão do trabalho ou como fonte de ansiedade, devido à reta final do ano e à sensação de ter tarefas pendentes.

10 Passos para o Bem-Estar

Ana Tomazelli elencou 10 passos simples para cuidar da saúde mental e cultivar o bem-estar emocional durante o período. Esses passos incluem respeitar seus limites, evitar sobrecargas emocionais, cultivar rituais de descanso, desconectar-se de telas, administrar expectativas, praticar presença, reforçar vínculos positivos, incluir práticas corporais de autocuidado, criar um ritual de encerramento do ano e permitir-se descansar sem culpa.

Encontrando Equilíbrio no Fim de Ano

O fim de ano pode ser um momento de alegria e conexão, mas também de desafios emocionais. Ao adotar práticas de autocuidado e reconhecer a complexidade de nossos sentimentos, podemos encontrar um equilíbrio entre celebração e bem-estar, aproveitando o período de forma mais leve e consciente.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)