A Anac irá redistribuir 20 horários no Aeroporto de Congonhas e 8 no Aeroporto de Guarulhos, que antes eram utilizados pela Voepass, a partir de segunda-feira (12.mai.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras empresas aéreas podem solicitar esses horários de chegada e partida para operação na temporada atual de voos, que encerra em 25 de outubro.
A realocação dos horários de pouso e decolagem da Voepass se deve ao não cumprimento do índice mínimo de 80% de regularidade na programação de voos nos dois aeroportos, conforme estabelecido pela Anac. A regra de slots permite que, quando uma empresa não mantém a regularidade, outras empresas possam operar nessas posições, informa a Anac em comunicado.
LEIA TAMBÉM!
As operações da Voepass estão suspensas desde 11 de março de 2024, após decisão cautelar da Anac. A companhia aérea, que passa por uma reestruturação financeira, não conseguiu solucionar irregularidades relacionadas à segurança de seus voos. Em agosto de 2024, um avião da empresa caiu em Vinhedo, no interior paulista, resultando em 62 mortos.
A manutenção da suspensão permanecerá em vigor até que a empresa demonstre sua aptidão para operar seguindo os padrões de segurança estabelecidos nas regulamentações, incluindo a adoção de um sistema eficaz de gestão da segurança operacional.
No Brasil, a distribuição de slots ocorre em um calendário dividido em duas temporadas anuais: Verão (S), de março a outubro, e Inverno (W), de outubro a março. As avaliações de regularidade e desempenho comparam períodos equivalentes, levando em conta fatores sazonais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os slots da Voepass na temporada atual (S25) estarão disponíveis para empresas que cumpram os critérios regulamentares até o término do período. Essa redistribuição temporária não impactará a obtenção de históricos para a temporada S26. Na próxima temporada, esses slots retornarão à Anac, que realizará nova distribuição com o objetivo de atrair novas empresas para o mercado.
A Anac não revelou quais empresas já manifestaram interesse nos horários a serem disponibilizados nos dois aeroportos paulistas.
Fonte: Poder 360