Analistas Revisam para Baixo Expectativas de Inflação e Projeções para a Selic
Em sua pesquisa semanal divulgada nesta segunda-feira, o Focus revelou que analistas consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir suas projeções para a inflação tanto para 2025 quanto para 2026. Apesar das revisões para baixo, as expectativas para a taxa Selic permaneceram inalteradas, refletindo a cautela do mercado em relação ao cenário econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o ano de 2025, os economistas ajustaram suas estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), agora projetando uma inflação de 4,32%. Essa é a sétima redução consecutiva na projeção para o IPCA, indicando uma crescente confiança na capacidade do Banco Central de controlar a inflação.
Já para 2026, a expectativa também sofreu uma revisão, com a mediana das estimativas sendo ajustada para 4,05%. Essa é a sexta queda consecutiva na projeção, demonstrando a persistente visão de que a inflação continuará a desacelerar ao longo do tempo.
LEIA TAMBÉM!
É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central para a inflação é de 3,0%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Os analistas, por sua vez, preveem que a taxa Selic, atualmente em 15% ao ano, deverá fechar 2026 em 12,25%, com o primeiro corte de juros ocorrendo em março, de 0,5 ponto percentual.
A expectativa é que os juros alcancem o final de 2027 em 10,50%. A pesquisa do Focus, que reúne as projeções de cerca de 100 instituições financeiras, também apresentou outras projeções relevantes, incluindo estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a taxa do dólar em relação ao real e a dívida líquida pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
