André Fernandes será o relator do projeto de lei sobre “soberania nacional”
Proposta de Filipe Barros visa intensificar a fiscalização do governo sobre organizações não governamentais para combater a influência externa no Brasil.

O deputado André Fernandes (PL-CE) foi indicado na segunda-feira, 12 de maio de 2025, para relatar o Projeto de Lei 1.659 de 2024, que visa ampliar a fiscalização do governo sobre o financiamento recebido por organizações não-governamentivas, com o objetivo de assegurar a soberania nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Filipe Barros (PL-PR) declara que a proposta busca impedir a influência de setores financiados por estrangeiros na política nacional, prática já vedada no Brasil.
Filipe Barros anunciou a designação de Andrê Fernandes como relator da proposta, sendo também presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ambos são aliados e visam a aprovação do texto na comissão.
LEIA TAMBÉM:
● Cabo Gilberto é alvo de investigação, e a oposição questiona o indiciamento
● Jaques Wagner anuncia que concorreria à eleição para o Senado em 2026
● O presidente Lula defende a necessidade de regulamentação das redes sociais por meio do Congresso Nacional
Se aprovado na comissão, o projeto seguirá para análise do plenário da Câmara, necessitando do apoio de 257 deputados para prosseguir ao Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta reportagem foi produzida pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa, sob a supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.
Fonte: Poder 360