Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. André Mendonça vota para evitar que grandes empresas de tecnologia sejam responsabilizadas por conteúdos postados por usuários nas redes

André Mendonça vota para evitar que grandes empresas de tecnologia sejam responsabilizadas por conteúdos postados por usuários nas redes

As plataformas só responderão a ações judiciais quando houver descumprimento de obrigações processuais legais. As empresas deverão identificar o autor do conteúdo, em vez de excluir publicações consideradas ilícitas.

Por: Redação ZéNewsAi

05/06/2025 19:23

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para manter a garantia, em favor de todos, de se expressar livremente, pouco importando se o fazem online ou offline.”

Compreenda o voto.

A decisão do ministro André Mendonça está em consonância com os interesses das grandes empresas de tecnologia. Embora reconheça a validade constitucional da medida, o ministro propôs uma série de obrigações que as empresas devem cumprir para assegurar a “integridade no ambiente digital”.

Leia também:

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

Aplicativos de mensagens privadas, como WhatsApp, não devem ser considerados plataformas de mídia social. Assim, as plataformas não possuem responsabilidade de monitoramento ou autorregulação em relação a esses aplicativos.

É inconstitucional a remoção ou a suspensão de perfis de usuários, salvo quando comprovadamente falsos.

Todas as plataformas, incluindo mecanismos de busca e marketplaces, devem identificar o usuário que infringiu o direito de terceiro. Dessa forma, o próprio responsável pela conduta ofensiva deve ser efetivamente responsabilizado por meio de ação judicial.

Quando o conteúdo é removido sem ordem judicial (por determinação legal expressa ou conforme os Termos e Condições de Uso das plataformas), é necessário assegurar a observância de protocolos, como fornecer acesso às motivações da decisão que determinou a exclusão, que essa exclusão seja feita preferencialmente por um ser humano e que seja possível recorrer da decisão.

As plataformas digitais não respondem por falta de remoção de conteúdo publicado por terceiros, mesmo que este seja posteriormente considerado ofensivo pelo Poder Judiciário, salvo nos casos expressamente previstos em lei.

O ministro solicita ao Legislativo e ao Executivo que, ao regulamentar as redes, implementem o modelo de autorregulação supervisionada, com ênfase na definição de obrigações “claras e específicas” para as plataformas digitais, sujeitando-as a responsabilização direta em caso de descumprimento.

Votações dos ministros

Mendonça foi o quarto ministro a votar. Até então, todos apresentaram posições distintas entre si. Entre os ministros que já votaram, dois (Dias Toffoli e Luiz Fux) defenderam que o artigo 19 é inconstitucional e que as plataformas devem remover conteúdos ilícitos após a notificação do usuário. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, defendeu que o artigo 19 deve prevalecer em alguns casos, como postagens que se enquadram em crimes contra honra (calúnia, injúria e difamação) para preservar a liberdade de expressão.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
André Mendonçaconteúdo onlineliberdade de expressãoplataformas digitaisresponsabilidade plataformas
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!