Aneel emite alerta de bandeira vermelha 2 e tarifas de energia elétrica devem aumentar
A ação é necessária devido ao volume de água nos rios inferior ao esperado em nível nacional, o que impacta a produção de energia pelas usinas hidrelétr…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou, na sexta-feira 25, o estabelecimento da bandeira vermelha no patamar 2 para o mês de agosto. Isso implica que as faturas de energia elétrica apresentarão um valor complementar de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Esta é a maior tarifa com a alíquota mais alta. De acordo com a Aneel, a medida é necessária devido ao cenário de afluências abaixo da média em todo o país, reduzindo a geração por meio de hidrelétricas. “Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, diz a agência em um comunicado.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel em 2015 para informar os consumidores sobre os custos associados à geração de energia no Brasil. Ele demonstra o custo variável da produção de energia, levando em conta a disponibilidade de recursos hídricos, o desenvolvimento das fontes renováveis e o uso de fontes de geração mais dispendiosas, como as termelétricas.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)