Aneel emite alerta de bandeira vermelha 2 e tarifas de energia elétrica devem aumentar
A ação é necessária devido ao volume de água nos rios inferior ao esperado em nível nacional, o que impacta a produção de energia pelas usinas hidrelétr…

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou, na sexta-feira 25, o estabelecimento da bandeira vermelha no patamar 2 para o mês de agosto. Isso implica que as faturas de energia elétrica apresentarão um valor complementar de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta é a maior tarifa com a alíquota mais alta. De acordo com a Aneel, a medida é necessária devido ao cenário de afluências abaixo da média em todo o país, reduzindo a geração por meio de hidrelétricas. “Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, diz a agência em um comunicado.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel em 2015 para informar os consumidores sobre os custos associados à geração de energia no Brasil. Ele demonstra o custo variável da produção de energia, levando em conta a disponibilidade de recursos hídricos, o desenvolvimento das fontes renováveis e o uso de fontes de geração mais dispendiosas, como as termelétricas.
LEIA TAMBÉM:
● Senado busca retomar contato com Congresso americano após aumento de tarifas
● EUA banem substância presente em vacinas
● Polícia Civil desmantela associação que controlava o tráfico nas ilhas e região norte de Porto Alegre
Fonte por: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE