Antes do Carnaval: descubra os blocos de rua que passam por São Paulo e Rio de Janeiro neste domingo - ZéNewsAi

Antes do Carnaval: descubra os blocos de rua que passam por São Paulo e Rio de Janeiro neste domingo

04/02/2024 às 11h45

Por: José News

Imagem PreCarregada

O domingo de pré-Carnaval será marcado pelos desfiles de blocos de rua em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, 80 deles vão às ruas da cidade. Já no Rio, 34 blocos marcam presença.

Principais eventos antes do Carnaval em São Paulo.

Os estudantes do Instituto Baixo Augusta

Criado em 2009 por moradores do centro, o Acadêmicos do Baixo Augusta é atualmente o maior bloco de carnaval da cidade, que consegue juntar mais de 1 milhão de pessoas. Em 2024, o bloco celebrará seus 15 anos de história com um desfile grandioso pela Rua da Consolação no domingo, dia 4 de fevereiro, a partir das 15h.

No bloco “Resiste Amor em SP”, teremos representações musicais como Criolo, Fafá de Belém, Jaloo, Tulipa Ruiz, Marisa Orth, Simoninha e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Alessandra Negrini estará vestida como Rainha Debutante e Thelminha será a diva do bloco.

O encontro dos Acadêmicos do Baixo Augusta será no dia 4 de fevereiro, domingo, às 14h, no cruzamento da Rua da Consolação com a Avenida Paulista.

Como o próprio slogan da banda diz, tudo vira festa com o Monobloco. Com mais de 20 anos de história, o conjunto começou como uma oficina de batucada no Rio e acabou se transformando em bloco na capital fluminense e em São Paulo. Cerca de 400 mil foliões acompanharam o trio na capital paulista no ano passado na região do Parque Ibirapuera.

Leia também:

Neste ano o bloco também deve arrastar uma multidão no dia 4 de fevereiro ao longo da Avenida Pedro Álvares Cabral, com início do desfile a partir das 15h. Sucessos como “É Hoje”, “Taj Mahal” e “Explode Coração” junto da bateria do Monobloco, com uma centena de ritmistas, deverão animar os foliões com seus ritmos carnavalescos.

Monobloco: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração às 14h na altura do Obelisco do Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral.

O evento Megabloco do Fervo está chegando – é um grande encontro de pessoas que irão se divertir com muita música, animação e alegria!

Tido como o maior bloco da Zona Norte de São Paulo, o Bloco do Fervo é formado por integrantes do Fervo Samba Show, composto por integrantes de diversas agremiações paulistanas.

O bloco desfilará entre Santana e Tucuruvi no dia 4 de fevereiro às 14h, seguindo pela Avenida Luis Dumont Villares.

Megabloco do Fervo: dia 4 de fevereiro (domingo), vamos nos encontrar a partir das 13h na Avenida, 1501, em Santana/Tucuruvi.

Use um tecido estampado/tagsections926 utilizando um padrão colorido/bindtexts de chita.

O Saia de Chita é um bloco que desfila em São Paulo desde 2007 e faz os foliões sorrirem com suas músicas autorais e diversificadas. O traje que o bloco usa, chamado Saia de Chita, é sugerido para deixar a felicidade ainda mais contagiante.

Neste ano o bloco sairá no dia 4 de fevereiro e terá concentração a partir das 8h na Rua Gurupá, na região da Pompeia, com saída às 9h e dispersão às 14h.

O bloco infantil Sainha de Chita acontece um dia antes da versão para adultos, para ser aproveitado em companhia das crianças. O evento começa às 11h do sábado (3) na Praça Rio dos Campos.

Venha para o Saia de Chita! Será no dia 4 de fevereiro, um domingo. A concentração será a partir das 8h na Rua Gurupá, número 03, no bairro Pompeia.

Destaques do pré-Carnaval no Rio

Logo no início da manhã, já tem blocos no centro da cidade, como o Bloco da Favorita, o Cordão do Boitatá e o Fogo e Paixão, todos começando entre as 7h e as 8h.

“Às vésperas de mais um desfile do bloco brega Fogo e Paixão, o frio na barriga contrasta com o calor que sempre domina o Largo de São Francisco de Paula. Certamente seremos muito felizes neste domingo e pode apostar que não vai faltar brilho!”, conta Pedro Martins, um dos organizadores do Fogo e Paixão, que estreou no carnaval em 2011.

“O bloco é brega”, resumiu outro organizador do Fogo e Paixão, João Marcelo Oliveira. “Nós somos um bloco de música brega; nosso visual é brega. O repertório é brega. Quanto mais brega, melhor. A gente adora brega”.

As músicas que tocamos são de artistas famosos do estilo brega, como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Rosana e Fagner.

Nosso padrinho é o Wando, mas o bloco também toca músicas bregas mais recentes. Os sucessos tristes e os funks mais “breguinhas” também estão no repertório. Nós temos sorte de ter escolhido um tema que sempre tem músicas novas para adicionar.

João Marcelo disse que o bloco quer mudar a forma negativa como a palavra “brega” era usada.

O brega não é ruim para nós. É muito importante. É a música que fala muito sobre o sofrimento, com muitas cores. É uma mistura de alegria, emoção e paixão. Para nós, isso é o brega.

A bateria do Fogo & Paixão é denominada Sem Limite e composta por 140 integrantes, além de dois cantores, dois sopros e um guitarrista. A equipe de produção e apoio tem entre 25 e 30 pessoas.

No domingo de manhã, há eventos como o Suvaco de Cristo, Gigantes da Lira e Empolga às 9h, todos na zona sul. O Suvaco de Cristo ocorre no Jardim Botânico, o Gigantes da Lira em Laranjeiras e o Empolga às 9h em Ipanema.

Ao longo do dia haverá desfiles e apresentações também em outros bairros como Méier, Grajaú, São Cristóvão e Engenho de Dentro (na zona norte), além de Vila Valqueire e Bangu (na zona oeste).

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.