A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta quinta-feira, 13 de novembro, com a proibição da comercialização de quatro tipos de doces populares entre crianças. A preocupação central é a presença de glitter com materiais plásticos em sua composição, um risco significativo à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida abrangente inclui a suspensão da fabricação, venda, distribuição e até mesmo a propaganda e o uso desses produtos. A Anvisa também determinou o recolhimento dos itens já disponíveis no mercado, visando proteger principalmente as crianças de possíveis danos à saúde.
Quais os Doces Proibidos?
Os doces que receberam a proibição são:
LEIA TAMBÉM!
- Glitz – FAB Indústria e Comércio de Produtos para Artes e Festas Ltda: Glitter para decoração, diversas cores.
- Jeni e Joni – Nadja F. de Almeida Confeitos: Glitter/Brilho para Decoração, Pó para Decoração, Pó de Ouro, Floco de Ouro, Floco de Prata e Floco Rose Gold.
- Iceberg Chef – Iceberg Indústria e Comércio Ltda: Glitter Glow e Glitter Shine, diversas cores.
- Jady Confeitos – Jady Confeitos Artesanais Ltda: Glitter para decoração, diversas cores.
A principal razão para a suspensão desses produtos é a identificação de materiais plásticos em sua composição, juntamente com a indicação inadequada de uso em alimentos, divulgada nos sites das empresas.
O Que Fazer com Produtos em Casa?
Caso você tenha algum desses doces em casa, a orientação da Anvisa é entrar em contato diretamente com o fabricante para obter instruções sobre como proceder com a devolução do produto. A responsabilidade pela resolução desta situação é da empresa responsável pela produção.
A Anvisa ressalta a importância de evitar o consumo desses produtos, devido aos riscos inerentes à ingestão de materiais plásticos, que não são adequados para o consumo humano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
