Anvisa aciona recall em fórmula infantil Alfamino! Agência suspende comercialização após irregularidades na composição. Saiba mais!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização da fórmula infantil Alfamino, da Nestlé Brasil, após identificar irregularidades na composição do produto. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com a Anvisa, foram encontrados níveis elevados de selênio e iodo na fórmula, destinada a lactentes e crianças com necessidades dietoterápicas específicas, com restrição de lactose e à base de aminoácidos livres. A resolução estabelece o recolhimento dos lotes envolvidos e a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto.
Além da Alfamino, a Anvisa também determinou medidas contra outras empresas do setor de alimentos e suplementos. A Organza Indústria e Comércio Ltda. teve todos os suplementos suspensos devido à ausência de estudos de estabilidade e falhas no controle de qualidade.
A P2 Brasil Ltda. teve um suplemento em gotas apreendido por origem desconhecida e uso de alegações terapêuticas não aprovadas. A Slok Indústria de Bebidas e Alimentos Ltda. teve proibida a venda de bebidas como Brasitália Energy Coffee e Benedetto Blueberry Energy Antioxidant, por falta de regularização e ausência de estudo de estabilidade.
A empresa Gustavo Teodoro de Almeida Teixeira – Deluxe teve uma linha de suplementos para emagrecimento suspensa e recolhida, devido a relatos de efeitos adversos e alegações terapêuticas não autorizadas.
No início de janeiro, a Nestlé iniciou um recall global após detectar a presença de cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A substância foi identificada em insumos de uma fábrica na Holanda, levando à recolha preventiva de produtos em diversos países, incluindo o Brasil.
A Nestlé confirmou que o recall tem alcance mundial e envolve produtos vendidos sob nomes comerciais distintos, conforme o país. Os produtos atingidos foram vendidos em países como França, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Itália e Suécia.
A empresa informou que a medida se restringe aos lotes identificados e que os demais produtos não são afetados. Não há relatos confirmados de doenças associadas aos produtos recolhidos, mas a Nestlé optou pelo “por excesso de cautela”.
A Nestlé informou que os consumidores terão direito a reembolso e que orientações sobre troca ou devolução estão sendo fornecidas pelos canais de atendimento locais.
O recall global foi motivado pela identificação da toxina em um ingrediente fornecido por um parceiro internacional, levando a empresa a revisar a cadeia de suprimentos. A Anvisa destacou que a medida é preventiva e envolve exclusivamente os lotes listados em resolução publicada nesta quarta-feira.
A agência alertou que o consumo de alimentos contaminados por cereulide pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia. Pais e responsáveis são orientados a verificar o número do lote na embalagem e a não utilizar os produtos incluídos no recall.
Em caso de sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!